Floresta Amazônica

Thumb

A Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo ocupa o norte do território brasileiro, nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, estendendo-se também por países visinhos - Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além do território da Guiana Francesa. O clima quente e úmido, com chuvas durante o ano todo, além da densa rede de rios, deu origem a uma floresta com grande riqueza de espécies animais e vegetais.



Cada nível de floresta é habitada por diferentes comunidades. Os insetos espalham-se do chão às árvores mais altas. Aves e macados ficam nos níveis superiores. Roedores, anfíbios e animais rastejadores exploram os estratos mais baixos. No solo, estão os felinos como as onças pintadas e a jaguatirica, os maiores predadores do bioma (presentes também em outros biomas brasileiros), além de jabutis, cutias, pacas e antas, jacarés, ariranhas e grandes cobras como a sucuri que vivem às margens dos rios.

Ao contrário do que se pensa a floresta amazônica tem manchas homogêneas, apresentando também vegetação do tipo cerrado e até mesmo savana adaptada às areas mais secas como os campos e lavrados em Roraima, em que predominam as gramíneas.



A maior parte da Amazônia tem vegetação latifoliada, na qual predominam as espécies de folhas largas, comuns em regiões de clima equatorial, quente e úmido. Apresenta três tipos de mata de igapó, varzea e terra firme.

Mata de Igapó:
Ocorre no solo inundado, principalmente no baixo Amazonas. Reúne espécies vegetais como mucuri, sumaúma, o jauari e vitória-régia.

Mata de Várzea: Própria de regiões periodicamente inundadas chamadas terraços fluviais. Intermediárias entre os igapós e a terra firme, as espécies da mata da várzea têm formações variadas como seringueira, palmeira, jatobá e maçaranduba.

Matas de terra firme: Correspondem à parte mais elevada do relevo. Com solo seco, livre de inundação, as árvores chegam a 65 metros de altura. Em algumas regiões, o entrelaçamento de suas copas impede a passagem de luz, o que torna o interior de floresta úmida, escuro e pouco ventilado. Em terra firme, encontram-se espécies como o castanheiro, o mogno e o guaraná.


 


www.portalamazonia.com


E-mail: portalamazonia@redeamazonica.com.br


telefone: 092-3216-5559



» Conheça Também

Thumb2

Meio Ambiente

Refúgio da Vida Silvestre Sauim-Castanheiras

O Refúgio da Vida Silvestre Sauim-Castanheiras é uma Unidade de Conservação administrativa pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA.

Seu principal objetivo é desenvolver atividades que garantam a......

Leia Mais

Thumb2

Peixes da Amazônia

Curimatã

A fauna ictiológica da Amazônia é incomparável, sendo considerada a maior do mundo, dado a variedade substancial desses seres aquáticos de couro, também chamados de pele e de escamas, atingindo mais de 1.200 espécies de peixes comestíveis......

Leia Mais