Floresta Amazônica

Thumb

A Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo ocupa o norte do território brasileiro, nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, estendendo-se também por países visinhos - Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além do território da Guiana Francesa. O clima quente e úmido, com chuvas durante o ano todo, além da densa rede de rios, deu origem a uma floresta com grande riqueza de espécies animais e vegetais.



Cada nível de floresta é habitada por diferentes comunidades. Os insetos espalham-se do chão às árvores mais altas. Aves e macados ficam nos níveis superiores. Roedores, anfíbios e animais rastejadores exploram os estratos mais baixos. No solo, estão os felinos como as onças pintadas e a jaguatirica, os maiores predadores do bioma (presentes também em outros biomas brasileiros), além de jabutis, cutias, pacas e antas, jacarés, ariranhas e grandes cobras como a sucuri que vivem às margens dos rios.

Ao contrário do que se pensa a floresta amazônica tem manchas homogêneas, apresentando também vegetação do tipo cerrado e até mesmo savana adaptada às areas mais secas como os campos e lavrados em Roraima, em que predominam as gramíneas.



A maior parte da Amazônia tem vegetação latifoliada, na qual predominam as espécies de folhas largas, comuns em regiões de clima equatorial, quente e úmido. Apresenta três tipos de mata de igapó, varzea e terra firme.

Mata de Igapó:
Ocorre no solo inundado, principalmente no baixo Amazonas. Reúne espécies vegetais como mucuri, sumaúma, o jauari e vitória-régia.

Mata de Várzea: Própria de regiões periodicamente inundadas chamadas terraços fluviais. Intermediárias entre os igapós e a terra firme, as espécies da mata da várzea têm formações variadas como seringueira, palmeira, jatobá e maçaranduba.

Matas de terra firme: Correspondem à parte mais elevada do relevo. Com solo seco, livre de inundação, as árvores chegam a 65 metros de altura. Em algumas regiões, o entrelaçamento de suas copas impede a passagem de luz, o que torna o interior de floresta úmida, escuro e pouco ventilado. Em terra firme, encontram-se espécies como o castanheiro, o mogno e o guaraná.


 


www.portalamazonia.com


E-mail: portalamazonia@redeamazonica.com.br


telefone: 092-3216-5559



» Conheça Também

Thumb2

Plantas

Bacuripari

Características Gerais: O Bacupari, da mesma família do Bacuri, é muito apreciado pela maioria da população, sendo consumido em estado natural.

Bem menos carnudo, contém até quatro......

Leia Mais

Thumb2

Geral

Japiim, bairro de Manaus

O bairro do Japiim tem suas origens em torno do conjunto residencial 31 de Março, construído pela antiga Cohabam (Companhia Habitacional do Amazonas), que na época, no final da década de 1960, geria a política habitacional do governo estadual, com......

Leia Mais