Palacete Faciola - Belém, Pará

Thumb

O Palacete Faciola, em Belém, Pará, que abrigará a futura sede do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp). Localizado na Avenida Nazaré, esquina com Doutor Moraes,  é referência histórica da cidade de Belém.

No local, residiu o arquiteto, pianista, banqueiro e político Antonio Almeida Faciola, patriarca de uma tradicional família de comerciantes de Belém. 

 Na época da borracha, conhecida como "Belle-Époque", Belém era considerada uma das mais importantes cidades do Brasil. A economia da borracha cresceu, o que originou uma maior urbanização, com a construção de avenidas, belas edificações e palacetes residenciais de luxo no centro da cidade.

Construído em 1901, o Palacete Faciola é o resultado de um período de mudanças sociais e urbanas, marcado pela modernização da cidade inspirada pela chamada Sociedade da Borracha.

Em seu interior, o Palacete possui tetos com pinturas em profusões de flores e guirlandas, como se fossem desenhados à mão. O estilo arquitetônico neoclássico do local é herança do artista Antonio José Landi.


 



» Conheça Também

Thumb2

Plantas

Flora brasileira

O Brasil possui a maior biodiversidade vegetal do planeta, com mais de 55 mil espécies de plantas superiores e cerca de dez mil briófitas, fungos e algas, um total equivalente a quase 25% de todas as espécies de plantas existentes. A cada ano,......

Leia Mais

Thumb2

Turismo

Manaus, casas noturnas

ANTARES Endereço: Av Pedro Teixeira, s/n - Dom Pedro Telefone: (92) 238-7358 CAFÉ GOURMET Funcionamento: De terça a sábado. Endereço: Av Tancredo Neves, s/n - Parque 10 Telefone: CAFÉ TEQUILA Endereço: Estrada da......

Leia Mais