Geologia da Amazônia

Thumb

Acredita-se que a história da formação da bacia amazônica começou há mais de dois bilhões de anos, quando África e América do Sul ainda formavam um único continente. A depressão que corresponde à bacia amazônica originou-se numa zona frágil do escudo Pré-Cambriano, do qual são resquícios hoje o escudo do Brasil Central e o escudo das Guianas.

Quando a separação da América do Sul da África começou, os rios da parte ocidental da bacia amazônica desaguavam no oceano Pacífico, mas a parte oriental já corria para o oceano Atlântico.

Foi só com o surgimento dos Andes, no processo de separação dos dois continentes, que o sentido da drenagem atual se formou. Autores supõem que inicialmente um grande mar interno surgiu e, ao romper na região de Óbidos (AM), o rio Amazonas tomou sua direção atual.


Fonte:  Guia Amazônia - Brasil da Editora Horizonte.


 



» Conheça Também

Thumb2

Geografia

Monte Roraima

Considerado um dos lugares mais antigos do planeta, o Monte Roraima marca a divisa de três países da América do Sul: Brasil, Venezuela e República Cooperativa da Guiana (antiga Guiana Inglesa), e está catalogado como o ponto mais elevado do país,......

Leia Mais

Thumb2

Geografia

Pico da neblina

É o ponto mais alto do Brasil. Uma nova medição feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo IME ( Instituto Militar de Engenharia) confirmou que o Pico da Neblina continua sendo o ponto mais alto do Brasil, porém não......

Leia Mais