Geologia da Amazônia

Thumb

Acredita-se que a história da formação da bacia amazônica começou há mais de dois bilhões de anos, quando África e América do Sul ainda formavam um único continente. A depressão que corresponde à bacia amazônica originou-se numa zona frágil do escudo Pré-Cambriano, do qual são resquícios hoje o escudo do Brasil Central e o escudo das Guianas.

Quando a separação da América do Sul da África começou, os rios da parte ocidental da bacia amazônica desaguavam no oceano Pacífico, mas a parte oriental já corria para o oceano Atlântico.

Foi só com o surgimento dos Andes, no processo de separação dos dois continentes, que o sentido da drenagem atual se formou. Autores supõem que inicialmente um grande mar interno surgiu e, ao romper na região de Óbidos (AM), o rio Amazonas tomou sua direção atual.


Fonte:  Guia Amazônia - Brasil da Editora Horizonte.


 



» Conheça Também

Thumb2

Geografia

Monte Roraima

Considerado um dos lugares mais antigos do planeta, o Monte Roraima marca a divisa de três países da América do Sul: Brasil, Venezuela e República Cooperativa da Guiana (antiga Guiana Inglesa), e está catalogado como o ponto mais elevado do país,......

Leia Mais

Thumb2

Cidades

Avenida Eduardo Ribeiro - Manaus

A Avenida Eduardo Ribeiro, no centro de Manaus, além de centenária, concentra grande parte da circulação de pessoas da cidade, por ser uma das ruas que mais agrega lojas comerciais no centro da......

Leia Mais