Relevo da Amazônia

Thumb

O relevo amazônico, ao contrário do que se pensa, possui três diferentes formas definidas, indo de altas altitudes a planícies. Divide-se em três principais formas:

Depressão-Caracteriza-se por ser uma superfície com altitude de 100 a 300 m  de leve inclinação,formada por prolongados processos erosivos.

Planalto-É a superfície irregular com altitude acima de 300 m .É produto de processos erosivos sobre as rochas cristalinas,também conhecidas como metamórficas ou sedimentares.São conhecidos como morros,serras e chapadas.

Planície-É a superfície mais plana com até 100 m de altitude.
Formada pelo acúmulo sedimentar recente movimentado pelas águas do mar, rios e de lagos.


Classificação atual de Jurandyr Ross-


Classifica-se em ordem crescente de altitude.

Planície do Rio Amazonas- Abrange uma estreita faixa de terras planas que acompanha os Rios Amazonas,Solimões ,Purus ,Juruá ,Javari e Madeira com altitude inferior a 100 m.

Depressão da Amazônia Ocidental - Abrange a maior parte da região com altitudes de 100 à 200m.

Depressão Marginal Norte Amazônica - Apresentam altitudes de 200 a 300m.

Depressão Marginal Sul Amazônica - Também apresenta altitudes com variação de 200 a 300 m.

Planalto da Amazônia Oriental - É a superfície com altitude de 400 a 500 metros, recoberta por mata densa, compreende terras que vão de Manaus até o Oceano Atlântico.

Planaltos residuais Norte Amazônicos - São as superfícies de maior altitude da região, variando entre 800 a 1200m. O Pico da Neblina e o Pico 31 de marco são os pontos culminantes do relevo brasileiro, ambos na Serra do Imerí, fronteira do Amazonas e Venezuela.



» Conheça Também

Thumb2

Meio Ambiente

Parque Ecológico de Rondônia

Parque Ecológico de Rondônia. Confira dados gerais

HISTÓRIA

A história da cidade de Porto Velho foi marcada nos últimos decênios por um processo de crescimento vertiginosamente rápido, e......

Leia Mais

Thumb2

Geral

Aparecida, bairro de Manaus

bairro de Aparecida, na zona centro-sul, adotou em sua origem nomes como Cornetas, Cajazeiras ou bairro dos Tocos. O primeiro por conta do contigente do Exército antes localizado no igarapé que cortava o......

Leia Mais