Elson Farias, poeta amazonense

Thumb

Nasceu no interior do Amazonas, em Roseiral, município de Itacoatiara, no dia 11 de junho de 1936. Ao mudar-se para Manaus integrou-se ao movimento de renovação das letras representado pelo Clube da Madrugada, tornando-se um de seus principais membros.


Ingressou, mais tarde, na Academia Amazonense de Letras, da qual é o atual presidente e ocupa a cadeira 12, que tem como patrono Olavo Bilac, integrou-se também ao Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e ao Clube de Poesia e Crítica de Brasília.


Com alguns companheiros fundou em Manaus a União Brasileira de Escritores do Amazonas, tendo sido seu primeiro presidente. Foi diretor do Departamento de Cultura, transformando-o na Fundação Cultural do Amazonas, da qual foi o primeiro superintendente.


Exerceu, ainda, em diferentes oportunidades, as funções de secretário de Estado da Educação e Cultura e da Comunicação Social. Agora, aposentado do serviço público, dedica-se integralmente a literatura e aos trabalhos da Academia Amazonense de Letras. Seus trabalhos no domínio da poesia, prosa e ficção, ensaio e literatura infanto-juvenil, expressam temas da Amazônia, a paisagem do homem, os mitos e a natureza.


Elson Farias é um dos poetas mais representativos da literatura amazonense, precursor e renovador da poesia de conteúdo telúrico do Modernismo regional.


Em 2000, inspirado no filho José Eugênio, o Zezé, e baseado na vivência de sua própria infância no interior da Amazônia, escreve as estórias destinadas ao público infanto-juvenil da série 'Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica'.


Em 2007 lançou o livro infanto-juvenil 'Manaus do Rio Negro, a Capital da Floresta'.


Visite: http://aventurasdozeze.com.br e saiba mais sobre Elson Farias.


 


 



» Conheça Também

Thumb2

Lugares históricos

Palácio da Justiça do Amazonas

Localizado na mais tradicional artéria de Manaus (avenida Eduardo Ribeiro), o Palácio da Justiça foi inaugurado em 1900. O prédio foi erguido sobre uma área elevada, e protegido por um espesso muro com balaustradas. Este prédio fez parte do......

Leia Mais

Thumb2

Cidades

São Luís

São Luís foi fundada pelos franceses em 1612. Por ocasião de sua expulsão em 1615, o engenheiro-mor do Estado do Brasil Francisco Frias de Mesquita veio com a missão de projetar fortificações capazes de assegurar a defesa do sítio......

Leia Mais