Anamã (AM)

Thumb

História


As origens do município se prendem à história de Anori, Codajás e Manacapuru. Depois de conseguida em 1775 a pacificação dos índios Muras, é fundada em 15.02.1786, no local da aldeia desses silvícolas, a atual cidade de Manacapuru. Posteriormente, os Muras se deslocam para uma feitoria de pesca próximo à foz do rio Manacapuru e cujas atividades tinham em vista abastecimento da guarnição militar em Barcelos.


Em 27.09.1785, o comandante dessa guarnição determinou que os indígenas mudassem para outro ponto, de preferência para o local denominado Anamã. Com o Decreto-Lei Estadual nº. 176, de 01.12.1938, a Vila de Anamã foi elevada a categoria de distrito. Em 29.12.1956, pela Lei Estadual nº. 117 é criado o Município de Anori, tendo como um de seus distritos Anamã.


Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº. 12, o distrito de Anamã é desmembrado de Anori e, com outros territórios desmembrados de Codajás e Manacapuru, passa a constituir o novo Município de Anamã. Com as eleições municipais de 15.11.1982, a partir de 1º de Janeiro de 1983, o município de Anamã foi definitivamente instalado com a posse do Prefeito, Vice - Prefeito e Vereadores, que formaram os dois poderes assim compostos: Poder Executivo - Prefeito e Vice - Prefeito; Poder Legislativo - Vereadores.


Aspectos Físicos e Geográficos


Com uma área territotial de 2.464,80 Km2, Anamã é situado na mesorregião nº. 3 , microrregião nº. 06, e código municipal 008. Dista da Capital do Estado 168 Km em linha reta e 188 km via fluvial. A sede do município está localizada à margem direita do paraná do Anamã, afluente do rio Solimões.


Assim como a maioria dos municípios do Amazonas o clima é tropical chuvoso e úmido. A temperatura máxima chega a 35º, mínima 24º e média de 27º C.Limita-se com os municípios de Manacapuru, Anori, Beruri, Caapiranga e Codajás. População: 6.563 habitantes, com 2.069 habitantes na zona urbana e 4.499 na zona rural.


Aspectos Econômicos


Sua produção agropecuária tem peso relativo de 70%, tendo como principais produtos cultivados a banana, abacate, mandioca da várzea, castanha e melancia, além da extração de madeira e borracha. O criatório bovino consiste sobretudo na criação de nelores, em torno de 500 cabeças. Muitas famílias criam suínos, mas apenas para consumo próprio. 


Eventos Culturais 


Festman: Festival de Música de Anamã, durante o mês de agosto. O Festman, que tem por objetivo estimular os músicos e compositores locais, inclui ainda, concursos de beleza, pesca esportiva do tucunaré, torneios de vôleibol e futebol e prática de jet ski.


Fonte: SEGOV-AM Portal Amazônia 30/01/2007 - KR



» Conheça Também

Thumb2

Parques Nacionais

Parque Ecológico Janauari

Com uma área de 9.000 ha, concentra vários ecossistemas da região. Possui matas de terra firme, de várzea e igápos (floresta inundada). Pode-se passear de canoa pelos igápos. Possui um lago de Vitórias-Régias - planta que abre sua folha redonda......

Leia Mais

Thumb2

Folclore

Boi Caprichoso

O Boi Caprichoso, associação folclórica  pertencente ao Festival Folclórico de Parintins, Amazonas, representado pela cor azul, é uma das duas agremiações que competem anualmente no Festival.

O Boi-Bumbá......

Leia Mais