Anamã (AM)

Thumb

História


As origens do município se prendem à história de Anori, Codajás e Manacapuru. Depois de conseguida em 1775 a pacificação dos índios Muras, é fundada em 15.02.1786, no local da aldeia desses silvícolas, a atual cidade de Manacapuru. Posteriormente, os Muras se deslocam para uma feitoria de pesca próximo à foz do rio Manacapuru e cujas atividades tinham em vista abastecimento da guarnição militar em Barcelos.


Em 27.09.1785, o comandante dessa guarnição determinou que os indígenas mudassem para outro ponto, de preferência para o local denominado Anamã. Com o Decreto-Lei Estadual nº. 176, de 01.12.1938, a Vila de Anamã foi elevada a categoria de distrito. Em 29.12.1956, pela Lei Estadual nº. 117 é criado o Município de Anori, tendo como um de seus distritos Anamã.


Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº. 12, o distrito de Anamã é desmembrado de Anori e, com outros territórios desmembrados de Codajás e Manacapuru, passa a constituir o novo Município de Anamã. Com as eleições municipais de 15.11.1982, a partir de 1º de Janeiro de 1983, o município de Anamã foi definitivamente instalado com a posse do Prefeito, Vice - Prefeito e Vereadores, que formaram os dois poderes assim compostos: Poder Executivo - Prefeito e Vice - Prefeito; Poder Legislativo - Vereadores.


Aspectos Físicos e Geográficos


Com uma área territotial de 2.464,80 Km2, Anamã é situado na mesorregião nº. 3 , microrregião nº. 06, e código municipal 008. Dista da Capital do Estado 168 Km em linha reta e 188 km via fluvial. A sede do município está localizada à margem direita do paraná do Anamã, afluente do rio Solimões.


Assim como a maioria dos municípios do Amazonas o clima é tropical chuvoso e úmido. A temperatura máxima chega a 35º, mínima 24º e média de 27º C.Limita-se com os municípios de Manacapuru, Anori, Beruri, Caapiranga e Codajás. População: 6.563 habitantes, com 2.069 habitantes na zona urbana e 4.499 na zona rural.


Aspectos Econômicos


Sua produção agropecuária tem peso relativo de 70%, tendo como principais produtos cultivados a banana, abacate, mandioca da várzea, castanha e melancia, além da extração de madeira e borracha. O criatório bovino consiste sobretudo na criação de nelores, em torno de 500 cabeças. Muitas famílias criam suínos, mas apenas para consumo próprio. 


Eventos Culturais 


Festman: Festival de Música de Anamã, durante o mês de agosto. O Festman, que tem por objetivo estimular os músicos e compositores locais, inclui ainda, concursos de beleza, pesca esportiva do tucunaré, torneios de vôleibol e futebol e prática de jet ski.


Fonte: SEGOV-AM Portal Amazônia 30/01/2007 - KR



» Conheça Também

Thumb2

Geografia

Monte Roraima

Considerado um dos lugares mais antigos do planeta, o Monte Roraima marca a divisa de três países da América do Sul: Brasil, Venezuela e República Cooperativa da Guiana (antiga Guiana Inglesa), e está catalogado como o ponto mais elevado do país,......

Leia Mais

Thumb2

Biografias

Milton Hatoum, escritor amazonense

Milton Hatoum, escritor amazonense é um dos maiores representantes da nova geraçao de escritores brasileiros. Filho de imigrantes libaneses, Milton Hatoum nasceu em Manaus (AM), em 1952. Na década de 1970, viveu em São Paulo, tendo......

Leia Mais