Careiro Castanho, município do Amazonas

Thumb

A cidade do Careiro Castanho, localizada a 102 quilômetros de Manaus, além das belezas naturais, tem como destaque o cultivo do cupuaçu. A agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas do município, que tem uma população estimada em 30 mil habitantes.


Com o objetivo de fomentar o turismo e a economia na região, a cidade sedia anualmente a Agropec - Feira Agropecuária e de Agrinegócios, evento que geramovimentação de R$ 4,5 milhões em operações comerciais e onde os produtos locais têm dispníveis linhas especiais de crédito da Afeam (Agência de Fomento do estado do Amazonas) e do Banco da Amazônia. Histórico Careiro castanho foi considerado município em 1955. Na mesma época foi elevado à categoria de cidade.


 Localização; Faz divisa com os municípios de Careiro da Várzea, Borba, Autazes e Manaquiri, estando na 7q. sub-região do Rio Negro-Solimões, na zona leste do estado, a 30 metros acima do nível do mar.


 Lagos; Entre os atrativos turísticos naturais da região, destaque para os programas de ecoturismo, que convidam a passeios para conhecer os lagos da região. Os mais conhecidos são o Lago Janauacá e o Lago do Juma. Na ilha do Careiro ainda tem o Lago do Rei, onde fica a sede do município, com suas águas mansas e enfeitado por vitórias régias.


Para conhecer como vivem os habitantes, os turistas devem visitar as comunidades caboclas regionais do Paraná Mamori. Outro atrativo ecológico são os passeios fluviais pelo Rio Castanho, onde o Lago do Mamori - grande lago de várzea - é conhecido pela diversidade de seus pássaros e peixes.


O acesso para o local se dá a partir do distrito de Araçá. Os hotéis da região também oferecem programas como a pesca esportiva do tucunaré. O ponto de partida dos passeios ecológicos pode ser o porto de Araçá, onde é possível alugar barcos e lanchas voadeiras.


História; Careiro Castanho foi considerado município em 1955. na mesma época foi elevado á categoria de cidade. Localização O município faz divisa com os o Careiro da Várzea, Borba, Autazes, e Manaquiri, estando na 7a sub-região do Rio Negro-Solimões, na zona leste do estado, a 30 metros acima do nível do mar.


Riquezas naturais; As principais riquezas naturais são a castanha-do-pará e a seringueira, além de peixes como o pirarucu, e animais silvestres como queixadas, veados, caititu e capivaras. Atração Turística O Careiro é uma região rica em belezas naturais. na ilha do Careiro, onde foica a sede do município, encontra-se o Lago do Rei.


Folclore; As festividades que mais se destacam no município são as religiosas, principalmente a que se realiza à Nossa Senhora Santana, no mês de julho.


Acesso; O acesso pode ser por via fluvial ou terrestre. De Manaus, o percurso em barcos regionais leva cerca de 12 horas. Por via terrestre, é preciso fazer travessia de balsa a partir do porto da vila do Careiro da Várzea, seguindo posteriormente pela rodovia BR-319.


Serviço Informações: (92) 3362.1427 - Prefeitura Distância: 102 quilômetros em linha reta a partir de Manaus e 168 quilômetros por via fluvial. Clima: Equatorial, quente e úmido. Temperatura média: 26oC Fonte: Folha do Turismo



» Conheça Também

Thumb2

Biodiversidade

Biopirataria na Amazônia

          

Leia Mais

Thumb2

Cidades

Aleixo, bairro de Manaus


O bairro do Aleixo em Manaus surgiu a partir do ano de 1942, quando ocorreram as primeiras invasões no local, que era utilizado costumeiramente como atalho para a Colônia Antonio Aleixo, antigo......

Leia Mais