Répteis da Amazônia

Thumb

Tartaruga


Com o corpo recoberto de placas córneas, a tartaruga da Amazônia passa os dias nos rios de águas calmas, nadando, alimentando-se e de vez em quando sai para respirar e tomar um pouquinho de sol para manter a temperatura do corpo. É incluída no gênero Podocnemis e pertence à ordem dos quelônios. Seus olhos possuem pálpebras superiores e inferiores.


São ovíparas, colocando seus ovos nas praias, durante a noite, em buracos que escavam na areia. Mesmo as grandes espécies aquáticas, que quase nunca pisam a terra, voltam às praias no período da reprodução. Tartarugas são animais de vida longa, podendo atingir centenas de anos. Atualmente também é uma espécie que recebe o cuidado de cientistas para que não corra o risco de extinção.


Jacaré


O jacaré é um dos maiores répteis brasileiros (só perde para as grandes cobras da Amazônia, como a sucuri). Comparável ao temido crocodilo africano, o jacaré amazônico chega a alcançar até 5 metros, mas em geral não ultrapassa 2 metros. Apesar de mais pacífico, pode tornar-se extremamente feroz quando ameaçado.


A temperatura do corpo do jacaré varia de acordo com o meio em que ele está, por isso precisa ficar exposto ao sol a fim de captar calor. Devido a grande procura de pele, o jacaré sofreu intenso processo de caça, cegando quase a extinção. Atualmente a caça ao jacaré é proibida, o que contribuiu para o reestabelecimento da espécie.



» Conheça Também

Thumb2

Lugares históricos

Centro Cultural Palácio Rio Negro - Manaus

O Centro Cultural Palácio Rio Negro, espaço cultural e histórico de Manaus, foi construído no início do século XX, em estilo eclético, para ser residência particular do comerciante da borracha,  alemão Waldemar Scholz. Em 1917, foi adquirido......

Leia Mais

Thumb2

Índios

Indígenas do Tocantins

No estado do Tocantins,  existe uma população aproximada de 10 mil indígenas. Todos com cultura e tradições muito bem preservadas.

São indígenas de oito etnias: Karajá, Xambioá, Javaé (que formam o povo Iny) e os Xerente,......

Leia Mais