Tucumã

Thumb

O Tucumã, fruto de uma palmeira amazônica, de polpa grudenta e fribrosa , segundo Chaves (1947) é riquíssima em vitamina A, tendo a vitamina 90 vezes mais que o abacate e 3 vezes superior a da cenoura, possuindo também alto teor de vitamina B (tiamina) e alto teor de vitamina C, rivalizando com os cítricos..

O tucumà possui também alto valor energético (247 calorias por 100 gramas), além de glicídios (19,1%), lipídicos (16,6%) e protídeos (3,5%).


Sendo assim, mesmo ignorando o fato, as populacões amazônicas estão bem beneficiados pelo suprimento vitamínico do tucumã.

Os indígenas usam as folhas da palmeira para confeccionar cordas dos arcos, redes para pesca e para dormir. Da madeira, dura e resistente, fazem muitas coisas, além de utilizarem o óleo da polpa e da amendoa, que além de cosmetíveis, usam-no para untar corpo e cabelo.

Na capital do Amazonas, Manaus, é grande o consumo do tucumã. Muito conhecido, o X caboquinho, sanduíche de pão com lascas de tucumã , pão francês e queijo coalho, faz a alegria dos manauaras nos mercados, lanches e padarias da cidade.

Descrição do fruto


Nome científico: Astrocaryum vulgare Mart.

O tucumã é espécie nativa do norte da América do Sul, possivelmente do Pará, onde tem seu centro de dispersão. Distribuído até a Guiana Francesa e Suriname.

Fruto do tucumanzeiro, palmeira que chega a alcançar 10m de altura.

Essa palmeira produz cachos com numerosos frutos de formato ovóide, casca amarelo-esverdeada e polpa fibrosa, amarela, oleaginosa característica, que reveste o caroço.

Receita de Risoto de Tucumã

Ingredientes:

500g de arroz
60g de tucumã cortados em cubos pequenos 
3 dentes de alho - Cebolinha picada à gosto 
2 colheres (sopa) de azeite
Sal à gosto
Modo de Preparo: 

Lave o arroz deixe escorrer. Refogue o alho com azeite, junte o arroz sal e água fervente, adicione em seguida o tucumã. Quando o arroz estiver quase no ponto adicione a cebolinha.



» Conheça Também

Thumb2

Parques Nacionais

Lençóis Maranhenses

Paisagem incomparável e única no mundo, o Parque Nacional dos Lençóis, uma das mais belas atrações do Maranhão.

Partindo de São Luís, para chegar ao local, é preciso percorrer 242 km em estrada totalmente pavimentada, por 3......

Leia Mais

Thumb2

Museus

Museu Rede Amazônica

Fundado em 18 de abril de 2002, O Museu Rede Amazônica preserva a história da Rede Amazônica (inaugurada em 1972) e de seus fundadores: Phelippe Daou, Miltom Cordeiro e Joaquim Margarido.

Leia Mais