Tucumã

Thumb

O Tucumã, fruto de uma palmeira amazônica, de polpa grudenta e fribrosa , segundo Chaves (1947) é riquíssima em vitamina A, tendo a vitamina 90 vezes mais que o abacate e 3 vezes superior a da cenoura, possuindo também alto teor de vitamina B (tiamina) e alto teor de vitamina C, rivalizando com os cítricos..

O tucumà possui também alto valor energético (247 calorias por 100 gramas), além de glicídios (19,1%), lipídicos (16,6%) e protídeos (3,5%).


Sendo assim, mesmo ignorando o fato, as populacões amazônicas estão bem beneficiados pelo suprimento vitamínico do tucumã.

Os indígenas usam as folhas da palmeira para confeccionar cordas dos arcos, redes para pesca e para dormir. Da madeira, dura e resistente, fazem muitas coisas, além de utilizarem o óleo da polpa e da amendoa, que além de cosmetíveis, usam-no para untar corpo e cabelo.

Na capital do Amazonas, Manaus, é grande o consumo do tucumã. Muito conhecido, o X caboquinho, sanduíche de pão com lascas de tucumã , pão francês e queijo coalho, faz a alegria dos manauaras nos mercados, lanches e padarias da cidade.

Descrição do fruto


Nome científico: Astrocaryum vulgare Mart.

O tucumã é espécie nativa do norte da América do Sul, possivelmente do Pará, onde tem seu centro de dispersão. Distribuído até a Guiana Francesa e Suriname.

Fruto do tucumanzeiro, palmeira que chega a alcançar 10m de altura.

Essa palmeira produz cachos com numerosos frutos de formato ovóide, casca amarelo-esverdeada e polpa fibrosa, amarela, oleaginosa característica, que reveste o caroço.

Receita de Risoto de Tucumã

Ingredientes:

500g de arroz
60g de tucumã cortados em cubos pequenos 
3 dentes de alho - Cebolinha picada à gosto 
2 colheres (sopa) de azeite
Sal à gosto
Modo de Preparo: 

Lave o arroz deixe escorrer. Refogue o alho com azeite, junte o arroz sal e água fervente, adicione em seguida o tucumã. Quando o arroz estiver quase no ponto adicione a cebolinha.



» Conheça Também

Thumb2

Cidades

Cruzeiro do Sul, município do Acre

CRUZEIRO DO SUL - A cidade de Cruzeiro do Sul é, atualmente, a segunda maior cidade do Estado do Acre e a mais desenvolvida da Região do Juruá. Sua área é de, aproximadamente, 7.781,5 Km² e sua população está em torno de 67.817......

Leia Mais

Thumb2

Cultura

Fabiano Neves

Fabiano começou sua carreira artística em 2000, após receber convite de amigos para fazer parte do grupo Geração do Norte, que na época interpretava músicas de estilo regional e toadas dos bois Caprichoso e Garantido. Iniciou sua carreira solo em......

Leia Mais