Barcos regionais

Thumb
Os meios principais de transporte da região são quase que exclusivamente fluviais e se fazem ao longo do rio Amazonas e dos seus caudalosos afluentes.

Os barcos da região são dos mais variados tamanhos e tipos, perfeitamente adaptados às condições ecológicas e sociais do meio ambiente. Transportam cargas e passageiros, sendo conhecidos como motores ou recreios, dependendo da duração de suas viagens, dos fins a que se destinam, e das distâncias percorridas, entre um ponto e outro. Há viagens curtas, de algumas horas. Outras, porém, duram semanas inteiras. Quando os rios estão no período da enchente os barcos costumam viajar dia e noite.

Contudo, nas vazantes, por medida de segurança, eles encostavam numa das margens, ao anoitecer, e somente voltam a navegar nos primeiros albores do dia. Com isso, são evitados os baixios, assim como o risco de choque com as terríveis piranheiras (troncos submersos de madeira duríssima, responsáveis às vezes pelo afundamento de embarcações).

Créditos: Acervo Manaustur


» Conheça Também

Thumb2

Peixes da Amazônia

Surubim


Surubim:  peixe nobre, de carne delicada, carecendo de espinhas numerosas. Preparado como caldeirada, moqueca ou simplesmente frito é muito apreciado.

De porte grande, mede de 2 a 3 metros de comprimento,......

Leia Mais

Thumb2

Plantas

Óleos essenciais das plantas e suas propriedades

Os óleos essenciais são compostos voláteis produzidos pelas plantas para a sua sobrevivência, pois são substâncias químicas que exercem as funções de defesa e de atração de polinizadores, além de inibir a ação de alguns herbívoros. Alguns......

Leia Mais