Barcos regionais

Thumb
Os meios principais de transporte da região são quase que exclusivamente fluviais e se fazem ao longo do rio Amazonas e dos seus caudalosos afluentes.

Os barcos da região são dos mais variados tamanhos e tipos, perfeitamente adaptados às condições ecológicas e sociais do meio ambiente. Transportam cargas e passageiros, sendo conhecidos como motores ou recreios, dependendo da duração de suas viagens, dos fins a que se destinam, e das distâncias percorridas, entre um ponto e outro. Há viagens curtas, de algumas horas. Outras, porém, duram semanas inteiras. Quando os rios estão no período da enchente os barcos costumam viajar dia e noite.

Contudo, nas vazantes, por medida de segurança, eles encostavam numa das margens, ao anoitecer, e somente voltam a navegar nos primeiros albores do dia. Com isso, são evitados os baixios, assim como o risco de choque com as terríveis piranheiras (troncos submersos de madeira duríssima, responsáveis às vezes pelo afundamento de embarcações).

Créditos: Acervo Manaustur


» Conheça Também

Thumb2

Cidades

Santarém, município do Pará

Popularmente chamada de "Pérola do Tapajós", Santarém é a principal cidade do Oeste Paraense, e a segunda mais importante do Estado do Pará. Originária da grande nação Indígena dos Tapajós, fica às margens do rio de mesmo nome. Apresenta......

Leia Mais

Thumb2

Geral

Colônia Antônio Aleixo, bairro de Manaus

O bairro Colônia Antônio Aleixo se formou na década de 1930, durante o governo ditatorial do presidente Getúlio Vargas, que ordenou ao então ministro Tancredo Neves, a construção, no local, de 16 pavilhões, feitos de madeiras nobres como Acaru e......

Leia Mais