Barcos regionais

Thumb
Os meios principais de transporte da região são quase que exclusivamente fluviais e se fazem ao longo do rio Amazonas e dos seus caudalosos afluentes.

Os barcos da região são dos mais variados tamanhos e tipos, perfeitamente adaptados às condições ecológicas e sociais do meio ambiente. Transportam cargas e passageiros, sendo conhecidos como motores ou recreios, dependendo da duração de suas viagens, dos fins a que se destinam, e das distâncias percorridas, entre um ponto e outro. Há viagens curtas, de algumas horas. Outras, porém, duram semanas inteiras. Quando os rios estão no período da enchente os barcos costumam viajar dia e noite.

Contudo, nas vazantes, por medida de segurança, eles encostavam numa das margens, ao anoitecer, e somente voltam a navegar nos primeiros albores do dia. Com isso, são evitados os baixios, assim como o risco de choque com as terríveis piranheiras (troncos submersos de madeira duríssima, responsáveis às vezes pelo afundamento de embarcações).

Créditos: Acervo Manaustur


» Conheça Também

Thumb2

Peixes da Amazônia

Piramutaba


A piramutaba: abundante nos rios é carnívora, alimentando-se de outros peixes menores, costuma desovar em lugares rasos, em rios de água turva, onde há pouca incidência de peixes. Considerada a única espécie do gênero que forma grandes......

Leia Mais

Thumb2

Geral

Santo Agostinho, bairro de Manaus

Na década de 70 a cidade teve mais um surto de migrações, tanto de pessoas do interior, quanto das regiões Norte e Nordeste, em busca de melhores condições de vida proporcionada pelo advento da Zona Franca, criada em 1967. Essas pessoas tinham que......

Leia Mais