Barcos regionais

Thumb
Os meios principais de transporte da região são quase que exclusivamente fluviais e se fazem ao longo do rio Amazonas e dos seus caudalosos afluentes.

Os barcos da região são dos mais variados tamanhos e tipos, perfeitamente adaptados às condições ecológicas e sociais do meio ambiente. Transportam cargas e passageiros, sendo conhecidos como motores ou recreios, dependendo da duração de suas viagens, dos fins a que se destinam, e das distâncias percorridas, entre um ponto e outro. Há viagens curtas, de algumas horas. Outras, porém, duram semanas inteiras. Quando os rios estão no período da enchente os barcos costumam viajar dia e noite.

Contudo, nas vazantes, por medida de segurança, eles encostavam numa das margens, ao anoitecer, e somente voltam a navegar nos primeiros albores do dia. Com isso, são evitados os baixios, assim como o risco de choque com as terríveis piranheiras (troncos submersos de madeira duríssima, responsáveis às vezes pelo afundamento de embarcações).

Créditos: Acervo Manaustur


» Conheça Também

Thumb2

Cultura

Canto da Mata, banda amazonense

Formado por músicos parintinenses, a Canto da Mata foi lançada como banda oficial do Boi Caprichoso em 1994 e logo passou a inovar o ritmo das toadas de boi-bumbá.

Em  19996, o grupo gravou CD que alcançou a vendagem de 50......

Leia Mais

Thumb2

Lugares históricos

Palacete Faciola - Belém, Pará

O Palacete Faciola, em Belém, Pará, que abrigará a futura sede do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp). Localizado na Avenida Nazaré, esquina com Doutor Moraes,  é referência histórica da cidade de......

Leia Mais