Barcos regionais

Thumb
Os meios principais de transporte da região são quase que exclusivamente fluviais e se fazem ao longo do rio Amazonas e dos seus caudalosos afluentes.

Os barcos da região são dos mais variados tamanhos e tipos, perfeitamente adaptados às condições ecológicas e sociais do meio ambiente. Transportam cargas e passageiros, sendo conhecidos como motores ou recreios, dependendo da duração de suas viagens, dos fins a que se destinam, e das distâncias percorridas, entre um ponto e outro. Há viagens curtas, de algumas horas. Outras, porém, duram semanas inteiras. Quando os rios estão no período da enchente os barcos costumam viajar dia e noite.

Contudo, nas vazantes, por medida de segurança, eles encostavam numa das margens, ao anoitecer, e somente voltam a navegar nos primeiros albores do dia. Com isso, são evitados os baixios, assim como o risco de choque com as terríveis piranheiras (troncos submersos de madeira duríssima, responsáveis às vezes pelo afundamento de embarcações).

Créditos: Acervo Manaustur


» Conheça Também

Thumb2

Bibliotecas

Biblioteca Arthur Reis-Manaus

Inaugurada em 6 de novembro de 2001, em edifício totalmente restaurado pelo Governo do Estado do Amazonas, através do Projeto Manaus Belle-Époque, a Biblioteca Arthur Reis está instalada em prédio cedido pelo Instituto de Resseguros do Brasil -......

Leia Mais

Thumb2

Plantas

Pupunha

Pupunha (Bactris gasipaes) é uma palmeira multicaule da família das palmáceas, a mesma da carnaúba, do babaçu e do açaí. Atinge vinte metros de altura e, na fase adulta, erguem-se do solo de 10 a 15 caules secundários, os quais formam imponente......

Leia Mais