Bacaba

Thumb
Família: Arecaceae
Nome científico: Oenocarpus bacaba Mart.
Nome comum: Bacaba, bacaba-açu, bacaba verdadeira (Brasil)

A bacaba é uma palmeira nativa da Amazônia. Distribui-se por toda Bacia Amazônica, com maior freqüência no Amazonas e Pará. Possui como habitat a mata virgem alta de terra firme.

É uma palmeira monocaule de porte alto, estirpe liso. Pode atingir até 20 metros de altura e 20 a 25 cm de diâmetro.

O fruto é uma drupe subalongado quando jovem, subglobosa quando adulto podendo atingir até 3,0 gramas. A propagação é feita por sementes que germinam entre 60 e 120 dias, apresentando crescimento lento.

A produção inicia após os seis anos de idade, quando a planta está com 3 m a 4 m de altura. Os cachos pesam normalmente 6 a 8 quilos, podendo ocorrer acima de 20 quilos.

A polpa do fruto é utilizada no preparo do "vinho de bacaba". As amêndoas e os restos de macerado da polpa são utilizados na alimentação de suinos e aves.

As folhas são usadas pela populaçao do interior como cobertura de moradias, enquanto o tronco serve como esteio,viga e cabo de ferramentas.

Imagem: EMBRAPA

Fonte: Embrapa
Portal Amazônia
19.06.2006-GC

» Conheça Também

Thumb2

Plantas

Andiroba

Nome científico: Carapa guianensis Aub.

Família: Meliaceae

Distribuição geográfica Ocorre em toda a Amazônia, nas matas de......

Leia Mais

Thumb2

Cidades

Tabatinga, Município do Amazonas

O município de Tabatinga tem por atrativos principais, potencial biológico, observação da natureza, o Boto, as comunidades ribeirinhas e as culturas nativas. O local tem atraído cerca de 10 mil turistas por ano, sobretudo na fronteira com Letícia,......

Leia Mais