Bacaba

Thumb
Família: Arecaceae
Nome científico: Oenocarpus bacaba Mart.
Nome comum: Bacaba, bacaba-açu, bacaba verdadeira (Brasil)

A bacaba é uma palmeira nativa da Amazônia. Distribui-se por toda Bacia Amazônica, com maior freqüência no Amazonas e Pará. Possui como habitat a mata virgem alta de terra firme.

É uma palmeira monocaule de porte alto, estirpe liso. Pode atingir até 20 metros de altura e 20 a 25 cm de diâmetro.

O fruto é uma drupe subalongado quando jovem, subglobosa quando adulto podendo atingir até 3,0 gramas. A propagação é feita por sementes que germinam entre 60 e 120 dias, apresentando crescimento lento.

A produção inicia após os seis anos de idade, quando a planta está com 3 m a 4 m de altura. Os cachos pesam normalmente 6 a 8 quilos, podendo ocorrer acima de 20 quilos.

A polpa do fruto é utilizada no preparo do "vinho de bacaba". As amêndoas e os restos de macerado da polpa são utilizados na alimentação de suinos e aves.

As folhas são usadas pela populaçao do interior como cobertura de moradias, enquanto o tronco serve como esteio,viga e cabo de ferramentas.

Imagem: EMBRAPA

Fonte: Embrapa
Portal Amazônia
19.06.2006-GC

» Conheça Também

Thumb2

Animais

Zoológico do Hotel Tropical Manaus

O zoológico do Hotel Tropical em Manaus, recebe uma média de 12 mil visitas por mês. O espaço, localizado nas matas atrás do complexo hoteleiro é um dos locais mais procurados para lazer e diversão na cidade.

O......

Leia Mais

Thumb2

História

Regimento das Missões

Em 21 de dezembro de 1686, foi baixado pelo rei de Portugal o Regimento das Missões,  este documento dava o direito de tutela dos índios capturados aos missionários portugueses e certificava o direito de posse de 20 % dos escravos à Coroa......

Leia Mais