Escravidão no Vale do Guaporé, Rondônia

Thumb

A escravidão negra no Vale do Guaporé deu-se com a descoberta e exploração do ouro e a fixação de povoadores ligados à comercialização desse metal e à atividade agro-pastoril.

O período do escravismo negro na região do Vale do Guaporé teve como característica, além dos suplícios e angústias impostas aos negros escravos, as revoltas e fugas que marcaram a resistência à escravidão, com diversos grupos negros rebelando-se, lutando contra o sistema escravagista e fugindo para o interior da floresta.

Os escravos fugitivos fundaram vários quilombos na Amazônia rondoniense, sendo o mais importante o Quilombo do Piolho ou Quariterê, (1752/95) que resistiu durante 43 anos às expedições punitivas da Coroa Portuguesa.

Os principais quilombos localizados no Vale do Guaporé foram: Galera, Galerinha, Taquaral, Pedras, Cabixi e Piolho.



» Conheça Também

Thumb2

Parques Nacionais

Parques Nacionais

O Brasil  criou o seu primeiro Parque Nacional em 1937, o Parque Nacional de Itatiaia. Os parques Nacionais constituem áreas de grande relevância biológica, geológica e geográfica.

Atualmente o Brasil conta com 62 parques......

Leia Mais

Thumb2

Meio Ambiente

Desmatamento

Desde o início da colonização do Brasil, as florestas da região costeira vêm sendo derrubadas. A intensificação do desmatamento se acentuou a partir de 1920, após o término da I Grande Guerra, com a vinda de imigrantes, especialmente da Europa.......

Leia Mais