Onça

Thumb

A onça é, sem dúvida, o mais temido carnívoro da fauna brasileira. Devido ao seu grande porte (atinge até dois metros de comprmento considerando a cauda) e grande agilidade,  é uma exímia caçadora.

Movimenta-se com astúcia na mata, de preferência a noite, quando sai para caçar outros mamíferos como cotias, pacas e antas. Alimenta-se também de pássaros e não dispensa macacos.

Seu nome científico é Felix onca e, devido a pele vistosa, é um dos animais mais procurados pelos caçadores.

As onças habitam ocos de troncos caídos, grutas e podem também subir em árvores para descansar sobre os galhos frondosos. Suas garras são retráteis e seus passos  silenciosos.

Há uma variedade da onça pintada, com alta pigmentação conhecida por onça preta ou 'tigre', mas ambas são da mesma espécie


Onça pintada

A onça-pintada, à primeira vista, parece-se muito com o leopardo. Contudo um exame mais detalhado mostra que sua padronagem de pelo apresenta diferenças significativas. Enquanto o leopardo apresenta manchas escuras de cor sólida, as pintas da onça desenham uma roseta. São compostas por uma forma levemente circulares escuras. O interior é de um amarelo mais escuro que o restante da pelagem e apresenta pontos pretos.

Existem alguns indivíduos melânicos, as chamadas onças-pretas. Não pertencem à outra espécie e as manchas ainda são facilmente reconhecíveis na pelagem escura.

A cabeça da onça é proporcionalmente maior em relação ao corpo. Um adulto alcança até 1,90 m de comprimento, chegando a pesar em torno de 115 kg. A altura da cernelha é de aproximadamente 70 cm. A onça-pintada é uma excelente caçadora. Suas principais presas são antas, veados, capivaras e até mesmo jacarés.

Enquanto os outros grandes felinos matam suas vítimas, mordendo-as no pescoço, a onça o faz atacando-as diretamente pelo crânio, graças a suas mandíbulas poderosas, as mais fortes de todos os felinos e a segunda mais forte entre os carnívoros terrestres.

A mordida de uma onça pode facilmente atravessar o casco de uma tartaruga. Apesar disso, a onça não se furta em comer pequenos animais se a chance lhe aparece.

As onças-pintadas são solitárias e só buscam a companhia de um par durante a época de acasalamento. A gestação dura em média 100 dias e até quatro filhotes podem ser gerados. Estes nascem cegos e passam a enxergar após duas semanas

A fêmea só cria até dois por ninhada, permanecendo os filhotes com a mãe até os dois anos de idade. Os machos atingem a maturidade sexual em torno dos três anos, enquanto as fêmeas a alcançam com dois anos.

Em cativeiro, as onças vivem até 20 anos. A expectativa de vida para animais selvagens cai pela metade.


 


 


 



» Conheça Também

Thumb2

Animais

Lambari

Nome comum: Lambari

Nome científico: Astianax spp

Classe: Actinopterygii

Ordem: Characiformes

......

Leia Mais

Thumb2

Turismo

Parque dos Bilhares em Manaus

Parque dos Bilhares - Manaus - Amazonas

O Parque dos Bilhares é um parque urbano localizado em Manaus, às margens do Igarapé do Mindu, tendo como principais limites, as Avenidas Djalma Batista e Constantino Nery e os......

Leia Mais