Nome dos Estados

Thumb
Veja o significado de cada um dos nomes dos Estados que compõem a região amazônica:

Acre - Originário da palavra tupi a'kir ü (rio verde) ou da forma a'kir (dormir, sossegar). Pode também ser uma deformação de Aquiri, nome de origem jê pelo qual os exploradores chamavam a região.

Amapá - Derivação da palavra tupi ama'pa. É o nome de uma árvore e também de um lago existente na região. Amazonas - Derivação do latim amãzon, ônis, que significa amazona, mulher guerreira. O nome foi dado pelo explorador espanhol Francisco Orellana, que, ao descer o rio que emprestou seu nome à região, combateu uma tribo de índias guerreiras. Comparou-AS às amazonas, guerreiras lendárias, habitantes da região do mar Negro.

Maranhão - Muitos historiadores acreditam que é uma derivação das palavras tupis pa'ra (mar), na, ana (semelhante) e jhó (sair, ir correr). Significa semelhante a um mar que corre, forma como os indígenas chamavam o rio Maranhão.

Pará - Derivação da palavra tupi pa'ra (mar). Os indígenas chamavam a região de Pará porque nesse trecho o rio Amazonas, ao se juntar ao rio Tocantins, se alarga muito e parece o mar.

Rondônia - Homenagem ao marechal Cândido Rondon, o descobridor da região.

Roraima - Derivação das palavras da língua caribe rora (verde) e imã (monte), como os indígenas chamavam o monte Roraima, durante muito tempo tido como o ponto mais setentrional do Brasil. Até 1962, a região chamava-se Território Federal de Rio Branco.

Tocantins - Derivação da palavra tupi tucan-tim (nariz de tucano). Nome de uma tribo indígena que batizou o rio e, posteriormente, o estado.

» Conheça Também

Thumb2

Lendas

Lenda Baré, uma história de amor

O território da tribo Baré estendia-se de Manaus a todo o médio e alto rio Negro e pelo canal do Casiquiare, até algumas aldeias no rio Pacimoni. Situava-se nos limites dos antigos impérios espanhol e português, região que foi cenário de contínuas......

Leia Mais

Thumb2

Lugares históricos

Cidade Velha, Belém

A Cidade Velha, em Belém, é um dos maiores referenciais do patrimônio histórico e cultural do Pará. O bairro nasceu com a construção do Forte do Presépio, hoje chamado Forte do Castelo, construído a mando da Coroa portuguesa, no início do século......

Leia Mais