Ana Júlia Carepa, ex-governadora do Pará

Thumb

Ana Júlia Carepa, ex-governadora do Pará, exerceu o mandato até janeiro de 2011. Nascida em Belém do Pará, Ana Júlia de Vasconcelos Carepa, 45 anos, começou na política como líder estudantil, na Universidade Federal do Pará. Depois de formada em Arquitetura, passou a atuar no movimento sindical.

Funcionária de carreira do Banco do Brasil, foi representante dos trabalhadores no Conselho Nacional da instituição. Em 1992, elegeu-se vereadora em Belém e quatro anos depois chegou à Câmara dos Deputados. Em 1997, integrou uma chapa do PT para a Prefeitura de Belém, elegendo-se vice-prefeita e acumulando também a Secretaria Municipal de Urbanismo.

Em 2004 candidatou-se à prefeitura, tendo Avelina Resket como sua vice. Perdeu para o também senador Duciomar Costa, do PTB, que foi apoiado pelo governo do estado, do PSDB.

Em 2006 Ana Júlia candidatou-se ao governo do Pará, tendo Odair Corrêa como seu vice, sendo eleita como a primeira mulher a governar o estado como governadora titular, com 1.673.648 votos, o equivalente a 54,93% dos votos válidos no segundo turno. Derrotou o ex-governador Almir Gabriel, do PSDB.

Tomou posse como governadora no dia 1º de janeiro de 2007. Deixou quatro anos que restavam de mandato no Senado Federal para José Nery, do PSOL.


Nas eleições de 2010 foi derrotada para o candidato do PSDB, Simão Jatene. O economista e professor Simão Jatene governa o Pará pela segunda vez. Elegeu-se governador pela 1ª vez em 2002, quando disputou sua 1ª eleição.




 Imagem: Senado Federal - Roosevelt Pinheiro



» Conheça Também

Thumb2

Reservas

Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé

A Reserva do Tupé, no Amazonas , está Localizada a oeste do município de Manaus, a aproximadamente 25km da zona urbana da Cidade,  criada pelo decreto 8044/2005.

Possui uma extraordinária vegetação, com dois......

Leia Mais

Thumb2

Geral

Ponta Negra, bairro de Manaus

O historiador Mário Ypiranga Monteiro relata em seu livro "Roteiro Histórico de Manaus" que não há muitos registros quanto à data do início de ocupação da área onde hoje está localizado o bairro da Ponta Negra, mas se sabe que a região, por volta......

Leia Mais