Central de Artesanato Branco e Silva, Manaus

Thumb
A beleza e originalidade do artesanato amazonense podem ser conferidas na Central de Artesanato Branco e Silva, cujo nome reverencia o artista plástico Leovegildo Ferreira da Silva. Pintor, escultor e desenhista, autor do retrato do presidente Getúlio Vargas, em exposição permanente no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, o amazonense Branco e Silva desenvolveu importante trabalho no campo das artes e da cultura.

Destacam-se especialmente aqueles confeccionados com materiais tipicamente regionais: madeira, cerâmica, palha de tucumã, fibra e palha de tucum, tela de juta, cipó titica, entre outros.

Mantida pelo Governo do Estado do Amazonas e vinculada à Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social - Setrab, a Central reúne 23 lojas de produtos artesanais, além de um salão para exposições e atividades culturais, restaurante e floricultura, distribuídos em um ambiente espaçoso e acolhedor.

São organizadas pelo órgão, regularmente, oficinas de criação coletiva, cursos de tapeçaria, entalhe e pintura, além de atividades de pesquisa e transmissão de técnicas artesanais.

Uma atração especialmente imperdível, entretanto, é o Café Regional, oferecido aos domingos das 07h às 12h. Durante o café podem ser degustadas delícias da gastronomia típica amazonense: frutas regionais, tapioca, bolo de macaxeira, bolo de milho, pamonha, munguzá, mingau de banana, banana frita, tucumãs, pupunhas, sucos naturais e outras.

Vale a pena incluir uma visita à Central de Artesanato Branco e Silva em seu roteiro de visitas da Cidade de Manaus. Uma grande variedade de produtos amazônicos, nas áreas da cestaria, tecelagem, escultura, entalhe, pintura e outras, pode ser encontrada na Central de Artesanato Branco e Silva. Créditos: Acervo Manaustur

Endereço: Rua Recife, nº 1.999 - Parque 10 Bairro: Centro Tel: (92) 3236-1241 Visitação: 3ª a 6ª, das 9h às 18h; 2ª abre 12h; sáb. fecha as 16h; dom. não abre.

» Conheça Também

Thumb2

Índios

Povos Indígenas da Amazônia, Karajá

Origem mítica do povo Karajá Conta a lenda que os Karajá viviam no fundo do rio Berorõdy (rio Araguaia). Certo dia descobriram um buraco e resolveram ver o que tinha do outro lado. Uma família saiu, viu a terra, as árvores, frutas, pássaros......

Leia Mais

Thumb2

Parques Nacionais

Lençóis Maranhenses

Paisagem incomparável e única no mundo, o Parque Nacional dos Lençóis, uma das mais belas atrações do Maranhão.

Partindo de São Luís, para chegar ao local, é preciso percorrer 242 km em estrada totalmente pavimentada, por 3......

Leia Mais