Monte Caburaí, extremo Norte do Brasil

Thumb
Uma expedição realizada em Roraima nos dias 03 a 6 de setembro de 1998 comprovou que o Monte Caburaí ( município de Uiramutã em Roraima) e não o rio Oiapoque (no Amapá) é o verdadeiro Extremo Norte do Brasil.

Os expedicionários roraimenses comprovaram que o Monte Caburaí, se considerada uma linha reta, geograficamente está localizado acima do rio Oiapoque nada menos que 84,5 km.

Depois da expedição, o Ministério da Educação (MEC) foi obrigado a fazer a modificação nos livros didáticos de Geografia, que anteriormente tinham o rio Oiapoque (no Amapá) como o ponto mais setentrional do País. Agora, não se diz mais: "do Oiapoque ao Chuí", mas sim: "do Caburaí ao Chuí".

O Monte Caburaí com 1.465m de altitude faz fronteira com a República Cooperativista da Guiana. Em realidade, o "monte" Caburaí é a borda de um imenso planalto, com mais de mil metros de altitude média, que se estende ao longo da fronteira, com 5º 16' 20" norte, sendo o ponto mais setentrional do Brasil, 84, 5 Km mais ao norte que o Cabo Orange, no Amapá, cuja latitude é 4º 30' 30" norte.

NO Caburaí nasce o rio Uailã, com suas corredeiras e cachoeiras, destacando-se a majestosa queda de quase 100 metros da cachoeira de Garã-Garã.



» Conheça Também

Thumb2

Geral

Bairro da Paz, Manaus

No início da década de 80, uma nova área pela via ilegal da invasão viria marcar o processo de crescimento da cidade com o surgimento do bairro da Paz. Situado na zona centro-oeste, nas extremidades do bairro da Redenção e os conjuntos......

Leia Mais

Thumb2

Animais

Matamatá

Nome comum: Matamatá

Nome científico: Chelus fimbriatus

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

......

Leia Mais