Monte Caburaí, extremo Norte do Brasil

Thumb
Uma expedição realizada em Roraima nos dias 03 a 6 de setembro de 1998 comprovou que o Monte Caburaí ( município de Uiramutã em Roraima) e não o rio Oiapoque (no Amapá) é o verdadeiro Extremo Norte do Brasil.

Os expedicionários roraimenses comprovaram que o Monte Caburaí, se considerada uma linha reta, geograficamente está localizado acima do rio Oiapoque nada menos que 84,5 km.

Depois da expedição, o Ministério da Educação (MEC) foi obrigado a fazer a modificação nos livros didáticos de Geografia, que anteriormente tinham o rio Oiapoque (no Amapá) como o ponto mais setentrional do País. Agora, não se diz mais: "do Oiapoque ao Chuí", mas sim: "do Caburaí ao Chuí".

O Monte Caburaí com 1.465m de altitude faz fronteira com a República Cooperativista da Guiana. Em realidade, o "monte" Caburaí é a borda de um imenso planalto, com mais de mil metros de altitude média, que se estende ao longo da fronteira, com 5º 16' 20" norte, sendo o ponto mais setentrional do Brasil, 84, 5 Km mais ao norte que o Cabo Orange, no Amapá, cuja latitude é 4º 30' 30" norte.

NO Caburaí nasce o rio Uailã, com suas corredeiras e cachoeiras, destacando-se a majestosa queda de quase 100 metros da cachoeira de Garã-Garã.



» Conheça Também

Thumb2

Cidades

Ananindeua (PA)

História

Referências históricas datadas de meados do século XIX permitem identificar traços da fundação do Município de Ananindeua. Esses traços guardam......

Leia Mais

Thumb2

História

Nome dos Estados

Veja o significado de cada um dos nomes dos Estados que compõem a região amazônica: Acre - Originário da palavra tupi a'kir ü (rio verde) ou da forma a'kir (dormir, sossegar). Pode também ser uma deformação de Aquiri, nome de origem jê pelo......

Leia Mais