Ercam

Thumb
Para quem deseja aprimorar os conhecimentos sobre a vida e os hábitos dos povos da floresta, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) disponibiliza um espaço exclusivo, na sede do Palácio Rio Negro (Avenida 7 de Setembro).

Prestes a completar cinco anos de existência, em novembro, o Espaço de Referência Cultural do Amazonas (Ercam) oferece à população de Manaus e a todos os visitantes de qualquer lugar do Brasil e do mundo uma programação rica em história e costumes dos povos que vivem na região amazônica.

São exposições permanentes que abordam diversos temas relacionados à vida do caboclo e dos povos indígenas. O Ercam é dotado de riquezas botânicas que atraem a atenção dos visitantes. De acordo com o coordenador do espaço, Cleber Batista, freqüentemente estudantes e turistas, além de aprender, levam uma amostra das plantas que encontram por lá, como no caso das cascas de uixí e pau-doce, plantas medicinais que auxiliam no tratamento de miomas e diabetes, respectivamente.

O Espaço de Referência Cultural do Amazonas funciona no horário das 10h às 17h, de terça a sexta, e das14h às 18h aos sábados e domingos. O Ercam fica na área externa dos fundos do Centro Cultural Palácio Rio Negro, Avenida 7 de Setembro, 1546, Centro.

No local existem ainda: passarela suspensa para observação do Igarapé de Manaus com ilha de vegetação; casa do caboclo e maloca indígena, ambas dotadas de utensílios e decorações típicas; e fabricação de garapa de cana-de-açúcar.

Informações: 633-2850 / 633-1357.

Programação no Ercam:

Terça-feira ? 10h às 17h ? Tecnologia da fabricação do guaraná, ?quebra de ouriço? da castanha e ritual das flautas com o Grupo Indígena Tukanos.

Quarta-feira ? 10h às 17h ? Defumação da borracha e fabricação de ?garapa?de cana-de-açúcar.

Quinta-feira ? 10h às 17h ? Ritual das flautas com o grupo indígena Tukanos e início da fabricação da farinha de mandioca.

Sexta-feira ? 10h às 17h ? Fabricação de farinha, biju e tucupi.

Sábado ? 14h às 18h ? Visitação ao complexo do Ercam.

Domingo ? 14h às 18h ? Visitação ao complexo do Ercam.


Portal Amazônia - GC


» Conheça Também

Thumb2

Culinária

Pato no tucupi - receita

O pato no tucupi é sem duvida o rei da culinária paraense. Abaixo disponibilizamos a receita da iguaria famosas em todos os restaurantes de Belém.

Pato no Tucupi

Rendimento: 6 pessoas

......

Leia Mais

Thumb2

Cultura

Canto da Mata, banda amazonense

Formado por músicos parintinenses, a Canto da Mata foi lançada como banda oficial do Boi Caprichoso em 1994 e logo passou a inovar o ritmo das toadas de boi-bumbá.

Em  19996, o grupo gravou CD que alcançou a vendagem de 50......

Leia Mais