Praias do Estado do Pará

Thumb

Belém é o ponto de partida para os turistas conhecerem a Costa Atlântica. Na Zona do Salgado encontramos belas praias oceânicas, como as de Salinas, Marudá e Algodoal ou ainda Ajuruteua, em Bragança. Todas elas têm acesso fácil, graças a um sistema de rodovias de boa qualidade.

Salinas é o principal balneário atlântico do Pará. Fica a pouco mais de duas horas de carro de Belém. A praia do Atalaia é a principal.

Dunas de areias brancas, praias extensas, com regime de marés que ora reduz a praia a uma estreita faixa, ora abre um espaço de cem metros entre a água e os bares da beira. O Governo está concluindo a construção do calçadão da praia do Maçarico, para transformá-lo num complexo de lazer com bares e restaurantes e estacionamento para milhares de carros.

A riqueza cultural nessa região chama a atenção.

Em Marapanim soam forte as batidas do carimbó, dança folclórica típica do Pará. Em Bragança, no mês de dezembro tem Marujada, a dança de origem negra, onde as mulheres é que mandam.

Em São Caetano de Odivelas ,o Boi Tinga pede passagem todo mês de junho. A Praia de Algodoal fica a cerca de 200 Km de Belém. É uma das mais pitorescas e agradáveis do Pará. Na ilha vivem basicamente pescadores.

Carros não entram, nem há energia elétrica. A travessia, a partir de Marudá, é feita em poucos minutos de barco.

O transporte local é feito em carroças puxadas por cavalos e a iluminação é só para quem tem gerador. A praia encanta os turistas pela tranqüilidade e pelo contato direto com a natureza. O som que se ouve nas ruas é o do balançar das folhas dos coqueiros e das crianças que brincam despreocupadas.

A Praia da Princesa, banhada pelo Oceano Atlântico, é repleta de dunas que, pela pouca vegetação, vivem mudando de lugar, sob a ação dos ventos. Bragança fica às margens do Rio Caeté, tendo ao norte o Oceano Atlântico. O município é cortado por rios, mangues e igarapés, que dão um charme especial à esta cidade com muita História para contar.

Foi transformada em município no século XVIII, e ainda, hoje preserva suas igrejas e casarios antigos. O povo simples do lugar vive basicamente da agricultura. Bragança é o centro das festividades culturais da Zona do Salgado.

É lá que acontece anualmente a Marujada, folclore típico do lugar formado basicamente por mulheres que dançam o ritmo do retumbão. O município também é muito procurado pelos turistas pela beleza da praia de Ajuruteua, uma vila típica de pescadores com banho de água salgada.

A praia paradisíaca oferece banho o ano inteiro, como a maioria das praias do Pará. Tem bares, restaurantes e hotéis para quem não resistir a um passeio rápido e quiser descobrir, sem pressa, os encantos da Zona do Salgado paraense.

Envie informações sobre as praias do Pará para portalamazonia@redeamazonica.com.br e diivulgue a Amazônia


 


www.portalamazonia.com, o site da Amazônia



» Conheça Também

Thumb2

Turismo

Cascatinha do Amor,Manaus

Localizada no igarapé do Guedes, de águas límpidas e frias, a cascata do Amor, é acessível apenas por via fluvial e, depois, através de uma pequena caminhada pelo meio da floresta. Barcos regionais fazem o trajeto até o local....

Leia Mais

Thumb2

Turismo

Centro de Atendimento ao turista NO Amazonas

Os Centros de Atendimento ao Turista do Amazonas funcionam como postos de informações e serviços aos visitantes. Estrategicamente localizados em pontos como o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, o Porto de Manaus, o Amazonas Shopping e a Av.......

Leia Mais