Boa Vista, capital de Roraima

Thumb

A história da cidade inicia no século XIX, época em que as margens dos rios que compõem a bacia do rio Branco foram povoadas por inúmeras fazendas.

Nessa época começou-se a formar um pequeno povoado chamado de Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, se tornado o primeiro povoado caracteristicamente urbano de Roraima.

A Capital tem hoje 5.117,9 quilômetros quadrados, o equivalente a 2,26% do total do Estado. Está situada no Hemisfério Norte Brasileiro, ou seja, acima da Linha do Equador.

A Freguesia de Nossa Senhora do Carmo foi elevada à categoria de Município de Boa Vista do Rio Branco pelo governador do Amazonas Augusto Ximeno de Villeroy, no dia 9 de julho de 1890, pelo Decreto estadual n.º 49. A freguesia localiza-se exatamente onde hoje fica a Orla do Rio Branco, restaurante Meu Cantinho e Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, local chamado de berço histórico de Boa Vista.

O centro histórico está localizado às margens do rio Branco, o qual representa o nascimento da cidade de Boa Vista, em 1830.

Nele está localizada a primeira igreja, marco da fé daqueles que povoaram a região. Ao lado da igreja Matriz encontrava-se a sede da fazenda que deu origem à cidade, onde é o Meu Cantinho.

Atualmente foi inaugurada a Orla do Rio Branco, exatamente no local aonde chegaram as primeiras embarcações.

No período de seca (outubro a março), o nível das águas do rio Branco diminui em toda a sua extensão, formando praias naturais. As mais freqüentadas são a Praia Grande, Praia do Cauamé e Praia do Água Boa.

Portal Amazônia
16/07/2004-GC



» Conheça Também

Thumb2

Geral

Vila Buriti, bairro de Manaus

A necessidade de criar novos postos militares na Amazônia e marcar sua presença nas áreas mais afastadas dos núcleos urbanos levou a Marinha do Brasil a se estabelecer na região. Para isso, a União concedeu em março de 1978 o terreno para a......

Leia Mais

Thumb2

Estados

Tocantins

Estado do Tocantins


Tocantins é o Estado mais recente do Brasil. Foi criado pela divisão da parte norte do território do estado de Goiás, decidida pela Constituinte em 1988 e implantada em 1º de janeiro de 1990.......

Leia Mais