Poraquê

Thumb

Nome comum: Poraquê


Nome científico: Electrophoridae eletrictus


Classe: Actinopterygii


Ordem: Gymnotiformes


Família: Gymnotidae


O poraquê é o nome do peixe elétrico que vive na região amazônica. O Electrophoridae, nome científico dado ao peixe, possui músculos modificados, dispostos no sentido longitudinal do corpo, que produzem e armazenam energia elétrica. Essa potencialidade representa um mecanismo importante de ataque e defesa.


O poraquê pode atingir até dois metros de comprimento e passar a maior parte do tempo no fundo do tanque, só indo a superfície para respirar. Possui órgãos elétricos separados de baixa voltagem, que emitem pulsos numa baixa frequência, irregularmente, para eletrolocalização e eletrocomunicação. O poraquê percebe a aproximação das pressas, através do campo elétrico que se forma em volta do seu corpo, aumentando sua voltagem para capturar suas vítimas.


Um poraquê de 90 cm pode produzir uma descarga de, aproximadamente, 350 volts. Quando ele está em perigo essa voltagem pode subir para 600 volts. Utilizando os recursos que possui, o poraquê não precisa tocar ou morder a vítima para paralisá-la, ele apenas emite a descarga elétrica a distância. Os peixes que não conseguem pular da água, ficam desnorteados e são devorados.


Sua descarga elétrica é tão forte, que pode até matar um ser humano. Mesmo a um metro de distância, é possível levar um choque dentro d'água. De todos os peixes brasileiros, o poraquê é o único que usa esta arma na busca pela sobrevivência.



» Conheça Também

Thumb2

Cidades

Ilha de Marajó

MARAJÓ - Acessível apenas de barco ou avião, e distante aproximadamente 90 km de Belém, a ilha é destino obrigatório para quem busca um roteiro exótico. O arquipélago é formado por 13 cidades e aproximadamente 3 mil ilhas,......

Leia Mais

Thumb2

Peixes da Amazônia

Tucunaré

Tucunaré 

O Tucunaré é um dos mais apreciados peixes da fauna ictiológica da Amazônia. A carne branca e um tanto seca é realçada pela gordura em algumas partes do corpo, o que acaba por torná-la......

Leia Mais