Cruzeiro do Sul, município do Acre

Thumb

CRUZEIRO DO SUL - A cidade de Cruzeiro do Sul é, atualmente, a segunda maior cidade do Estado do Acre e a mais desenvolvida da Região do Juruá. Sua área é de, aproximadamente, 7.781,5 Km² e sua população está em torno de 67.817 (2000) habitantes.


Localizada na Regional do Juruá, entre AS latitudes 07°30'S e 09°45'S e AS longitudes 72°00'W e 74°00'W, a cidade de Cruzeiro do Sul limita-se, ao Norte, com o Estado do Amazonas; ao Sul, com o Município de Porto Walter; ao Leste, com o Município de Tarauacá e, à Oeste, com os Municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e com a República do Peru. Dista, aproximadamente, 648 km de Rio Branco, por rodovia, através da BR-364.

Entretanto, o acesso terrestre é muito difícil, limitado apenas ao verão amazônico, principalmente nos meses de julho, agosto e setembro. A cidade é ligada ao município de Pucalpa - Peru, do qual dista 250 km, por via aérea. Existe um intercâmbio ativo de turistas entre AS duas cidades, influenciado pelo comércio LOCAL.




Cruzeiro do Sul é considerada a capital do Juruá, sendo um dos mais importantes pólos turísticos e econômicos do Estado. É conhecida como a "Terra dos Náuas". Tem seus encantos para mostrar, como: igarapés mágicos, praias de areias claras e finas, águas escuras e límpidas, passeios e pescarias pelos rios e a vegetação selvagem da floresta. Além disso, Cruzeiro do Sul é cercada de construções e monumentos que simbolizam e guardam a história e a grandeza do seu povo.


O extrativismo da borracha foi, até o início do século XX, a principal atividade econômica desenvolvida NO município. Além da borracha, a economia da região gira muito em torno da exploração da madeira. Atualmente, a farinha é o principal produto da atividade econômica municipal, sendo uma das melhores da região e muito apreciada NO sul do país.

A cidade tem uma boa pista de pouso, localizada a 14 km do centro urbano.
Existe linha regular de jato comercial e aviões de médio porte.



» Conheça Também

Thumb2

Biografias

Milton Hatoum, escritor amazonense

Milton Hatoum, escritor amazonense é um dos maiores representantes da nova geraçao de escritores brasileiros. Filho de imigrantes libaneses, Milton Hatoum nasceu em Manaus (AM), em 1952. Na década de 1970, viveu em São Paulo, tendo......

Leia Mais

Thumb2

Geral

Betânia, bairro de Manaus

Cortado pelo igarapé do Quarenta, o bairro da Betânia surgiu na década de 60, mais precisamente no período do regime militar. Nasceu a partir do loteamento feito pelo proprietário da área Antonio Soares Coimbra dividindo em quatro quadras......

Leia Mais