Assis Brasil (AC)

Thumb

ASSIS BRASIL - Assis Brasil marca o ponto de encontro dos três Paises Peru, Brasil e Bolívia. A pequena cidade fronteiriça está rodeada por áreas de floresta primária. O extenso território municipal inclui Terras Indígenas e unidades de conservação ambiental.


História do Município


Assis Brasil nasceu no antigo seringal Paraguaçu, explorado em 1908 pelos irmãos Freire do Maranhão. Em 1958 foi nomeada ?Vila de Assis Brasil?, homenageando a Francisco de Assis Brasil, secretário do ministro de relações exteriores Barão de Rio Branco. Em 14 de maio de 1976 virou município de Assis Brasil, independente de Brasiléia.



Localização

A cidade sitúa-se a 345 km ao oeste da capital do Estado, na fronteira com Peru, à margem esquerda do Rio Acre. As suas coordenadas geográficas são 10º 56' 29" de latitude sul e 69º 34' 01" de longitude a oeste de Greenwich.



Limites Territoriais

Assis Brasil faz fronteira com o município de Brasiléia ao leste. Ao sul têm fronteiras internacionais com o Peru e a Bolívia; ao oeste só com o Peru. Ao norte o separa o Rio Iaco do território municipal de Sena Madureira.

Alguns Números

A população de Assis Brasil atingiu NO ano 200 5.520 habitantes. A distribuição estimou-se em 44,7 % na zona urbana e 55,3 % na zona rural em 2002.

O município possui uma área de 331.733 hectares, equivalendo a 31,4 % da regional do Alto Acre e 3,3 % da área do Estado.



O município de Assis Brasil é o único na regional do Alto Acre que concentra populações indígenas. Aproximadamente 280 índios Jaminawá e 480 Manchineri vivem em Terras Indígenas, chamadas Cabeceira do Rio Acre com 785,13 km2 pertencente aos Jaminawá e Mamoadate com 3.136,47 km2 pertencente aos Manchineri.

Recursos Hídricos

Na parte sul do território municipal se estende a bacia do Alto Rio Acre com a sua cabeceira. O norte do território municipal esta ocupado pela margem sul do Rio Iaco. Os mananciais Igarapé São Pedro e o Igarapé Grande são utilizados pelo abastecimento da população urbana.

Durante o período de chuvas nos meses de novembro a março, chamado ?inverno amazônico?, é possível navegar pelo Rio Acre em pequenas embarcações até a cidade, a Estação Ecológica do Alto Rio Acre (Unidade de Conservação da União) e AS Terras Indígenas.



NO município de Assis Brasil, parte das ações humanas ocorre nas margens dos rios e igarapés, causando erosão e assoreamento em conseqüência da remoção da mata ciliar.

Vegetacão

AS associações vegetais mais freqüentes na regional são Floresta Ombrófila Aberta com Palmeiras e Floresta Ombrófila Densa. Em áreas aluviais encontra-se seringueira, mais representada nos municípios de Xapuri e Epitaciolândia.

Potenciais Econômicos

O extrativismo é uma atividade tradicional em todos os municípios do Alto Acre. O povoamento foi iniciado com o extrativismo da borracha e a história está ligada a esta atividade econômica. Atualmente ela se encontra em declínio, embora sendo ainda fonte de renda para 25% da população rural dos municípios da regional.

Hoje se pratica o agroextrativismo, onde os agricultores familiares simultaneamente extraem Castanha-da-Amazônia, látex, óleos vegetais, resinas, cipós e frutas silvestres. Existem atividades de criação de bovinos, pequenos animais, comércio em geral e recentemente projetos turísticos.



Os principais atrativos turísticos do município são o balneário Quincas NO Igarapé São Pedro; o circuito trinacional que conecta Inãpari NO Peru pela Ponte da Integração com Assis Brasil e San Pedro de Bolpebra na Bolívia; e finalmente a Cachoeira dos Ingleses, a três horas de barco pelo Rio Acre.

Calendário de evento

AS datas mais significativas em Assis Brasil são 14 de maio, aniversário do município, e 31 de maio, festa da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Durante os meses de Julho e Agosto o município realiza o seu tradicional Festival de Praia, que conta com várias atrações regionais, e em Agosto a Festa Folclórica.



» Conheça Também

Thumb2

Lugares históricos

Colégio Amazonense D. Pedro II, Manaus

O Colégio Amazonense Dom Pedro II, surgiu com a designação de Lyceu Provincial Amazonense, através do Regulamento nº 18, de 14 de março de 1869, do presidente da Província, João Wilkens de Mattos, sendo instalado nas dependências do Seminário......

Leia Mais

Thumb2

Meio Ambiente

Gestão ambiental

Condução, direcionamento e orientação das atividades humanas visando o desenvolvimento sustentável. Para ser efetiva, deve ser inserida no planejamento e administração da produção de bens e serviços em todos os níveis - local, regional, nacional,......

Leia Mais