Rserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã

Thumb

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (RDSA), no Amazonas, é contígua à Reserva Mamirauá e, assim com essa última, protege vastas áreas de ambientes alagados.

É  formada principalmente por vastas áreas de mata alta não alagada entre os baixos cursos do Rio Japurá e do Rio Negro.

Localizada entre estas duas importantes bacias hidrológicas, a do Rio Japurá e a do Rio Negro, e um longo trecho do Médio Solimões, a Reserva Amanã possui muitos dos habitats aquáticos e terrestres presentes nos ecossistemas amazônicos mais significativos.

Estão presentes as florestas alagadas de várzea, de igapó, e as florestas de terra firme e mesmo alguns trechos de campinas e campinaranas. Neste sentido, a principal relevância biológica desta reserva é uma soma da relevância de Mamirauá e do Parque Nacional do Jaú, seu vizinho a leste.

Amanã é a maior unidade de conservação do Brasil, com enorme extensão de terra sem nenhuma (ou com virtualmente nenhuma) intervenção humana e com quase nenhum impacto de perturbações antropogênicas. Além disso, Amanã liga as duas unidades ou áreas protegidas mencionadas anteriormente, a Reserva Mamirauá e o Parque Nacional do Jaú.

Por causa da conectividade proporcionada pela Reserva Amanã, o Estado do Amazonas possui o maior bloco de floresta tropical protegida de todo o planeta, com 5.709.000 hectares, área maior que a Suíça.

As matas não alagadas são as mais importantes de Amanã e apresentam algumas das maiores extensões não perturbadas da Amazônia brasileira. Este cenário favorece a presença de uma fauna rica e diversa, incluindo-se ai aquelas espécies que não ocorrem nas várzeas da vizinha Reserva Mamirauá, por causa das limitações da condição de alagamento da várzea.


Assim sendo, a fauna terrestre de pequeno, médio e grande porte é bastante representada, inclusive com membros raros ou endêmicos. A fauna de aves também é especialmente diversa e numerosa.



» Conheça Também

Thumb2

Estados

Roraima, dados gerais

Localização Antigo território de Rio Branco, o Estado de Roraima localiza-se na parte noroeste da Região Norte do País. Limites Norte e Noroeste : Venezuela Leste : Guiana Sudeste : Estado do Pará Sul e Oeste : Estado do......

Leia Mais

Thumb2

Peixes da Amazônia

Pirarucu

O pirarucu, peixe da Amazônia, é um dos maiores peixes de água doce e também um dos mais consumidos pela população da região. Quando salgada, sua carne é considerada tão ou mais saborosa quanto a......

Leia Mais