Rserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã

Thumb

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (RDSA), no Amazonas, é contígua à Reserva Mamirauá e, assim com essa última, protege vastas áreas de ambientes alagados.

É  formada principalmente por vastas áreas de mata alta não alagada entre os baixos cursos do Rio Japurá e do Rio Negro.

Localizada entre estas duas importantes bacias hidrológicas, a do Rio Japurá e a do Rio Negro, e um longo trecho do Médio Solimões, a Reserva Amanã possui muitos dos habitats aquáticos e terrestres presentes nos ecossistemas amazônicos mais significativos.

Estão presentes as florestas alagadas de várzea, de igapó, e as florestas de terra firme e mesmo alguns trechos de campinas e campinaranas. Neste sentido, a principal relevância biológica desta reserva é uma soma da relevância de Mamirauá e do Parque Nacional do Jaú, seu vizinho a leste.

Amanã é a maior unidade de conservação do Brasil, com enorme extensão de terra sem nenhuma (ou com virtualmente nenhuma) intervenção humana e com quase nenhum impacto de perturbações antropogênicas. Além disso, Amanã liga as duas unidades ou áreas protegidas mencionadas anteriormente, a Reserva Mamirauá e o Parque Nacional do Jaú.

Por causa da conectividade proporcionada pela Reserva Amanã, o Estado do Amazonas possui o maior bloco de floresta tropical protegida de todo o planeta, com 5.709.000 hectares, área maior que a Suíça.

As matas não alagadas são as mais importantes de Amanã e apresentam algumas das maiores extensões não perturbadas da Amazônia brasileira. Este cenário favorece a presença de uma fauna rica e diversa, incluindo-se ai aquelas espécies que não ocorrem nas várzeas da vizinha Reserva Mamirauá, por causa das limitações da condição de alagamento da várzea.


Assim sendo, a fauna terrestre de pequeno, médio e grande porte é bastante representada, inclusive com membros raros ou endêmicos. A fauna de aves também é especialmente diversa e numerosa.



» Conheça Também

Thumb2

Lugares históricos

Mercado Adolpho Lisboa

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais em Manaus, foi construído no período áureo da borracha. Por ser um dos mais importantes exemplares da arquitetura de ferro e, não tendo......

Leia Mais

Thumb2

Meio Ambiente

Parque Ambiental de Belém

O Parque Ambiental de Belém é uma área de 1.340 hectares, localizada às margens do rio Guamá, onde estão localizados, entre outros atrativos ecológicos, os mananciais de água que abastecem a Grande Belém.

O "Parque Ambiental de Belém" foi......

Leia Mais