17 de julho de 2012 - atualizado as 14:52
Notícias

Evento cadastra voluntários para a Copa do Mundo de 2014 em Manaus

O workshop “Copa do Mundo: Estratégias de Voluntariado” acontecerá no dia 23, das 9h às 12h

Portal Amazônia, com informações da assessoria

MANAUS – A Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM) promoverá na próxima segunda-feira (23), das 9h às 12h, o workshop “Copa do Mundo: Estratégias de Voluntariado”, na sede do órgão, na avenida Nilton Lins, Universidade Nilton Lins, Bloco D, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus.

A ação faz parte do Programa de Capacitação para a Copa 2014. O objetivo do evento é incentivar ações de voluntariado organizado, junto aos servidores municipais de Manaus. No encontro, a proposta do voluntariado na Copa também será apresentada aos estudantes assistidos pelo Programa Bolsa Universidade, como ação de contrapartida ao município. Quando se tornam beneficiados do programa, os universitários firmam um termo de compromisso com a Prefeitura, que prevê a atuação dos jovens em atividades socioeducativas, dentro de suas áreas de formação.

De acordo com a diretora presidente da FESPM, Angela Bulbol de Lima, os participantes do evento conhecerão os princípios da prática do voluntariado organizado, áreas de atuação e legislação vigente. Trata-se de uma espécie de chamado à responsabilidade social que, na visão da diretora, pode fazer parte da rotina de gestores, servidores públicos e cidadãos. No caso dos beneficiados do Programa Bolsa Universidade, a ação na Copa pode agregar valor à formação dos bolsistas, em especial, daqueles que buscam experiência em segmentos como turismo, idiomas, administração pública, entre outros.

À frente do Programa Bolsa Universidade, que teve início em 2009, o diretor presidente da Fundação Municipal de Inclusão Socioeducacional (FMdS), Rony Siqueira, falará sobre o tema, durante o workshop.

Outro destaque do evento será a palestra ‘Voluntariado Organizado’, que será ministrada pela psicóloga Nismenia Cardoso, que acumula 16 anos de experiência em projetos de recursos humanos e responsabilidade social, atuando em empresas nacionais e multinacionais. A psicóloga foi coordenadora de Voluntariado Empresarial da ONG Rio Voluntário e vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e deverá usar sua expertise para incorporar uma visão abrangente sobre as ações de voluntariado organizado, previstas para a Copa Manaus 2014.

A programação inclui, também, a participação de representantes dos comitês gestores da Copa 2014, no âmbito do município e do governo estadual, que irão apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas, para organização e recepção do campeonato, em suas respectivas áreas de atuação. O presidente da Comissão Executiva de Projetos para a Copa 2014 da Prefeitura, Eraldo Bandeira, e o coordenador executivo da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Eraldo Boechat, farão as exposições.

Durante o evento, a FESPM dará início ao cadastramento de pessoas que desejam ser voluntárias, durante o evento esportivo. A partir da coleta de dados, o órgão criará o Banco de Dados do Voluntariado Organizado e as informações serão disponibilizadas aos comitês gestores da Copa. “As ações de voluntariado já fazem parte da realidade de inúmeros servidores. Queremos ampliar essas iniciativas de proatividade, oferecendo conhecimento técnico na área, além da troca de experiências proveitosas”, frisou Angela Bulbol. Os participantes receberão certificado de conclusão do treinamento.

Programa Bolsa Universidade

Criado pela Lei Nº 1.357, de 8 de julho de 2009, o PBU é um programa socioeducacional, que tem a finalidade de apoiar pessoas que desejam cursar nível superior. Para tanto, são concedidas bolsas de estudo integrais ou parciais, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. As bolsas de estudo são destinadas a pessoas de baixa renda, comprovadamente sem condições de custear seus estudos, em Instituições de Ensino Superior (IES) particulares. A contrapartida é que o beneficiado deverá atuar em ações de voluntariado, em atividades dentro das suas áreas de formação e de acordo com o percentual do benefício recebido.

» Veja Também
05/03/2013
Ministro da Defesa, Celso Amorim. Foto: Wilson Dias/ ABr.
Notícias -
Aprovado plano de segurança pública para a Copa do Mundo de 2014

Copa do Mundo de Futebol tem ações de segurança definidas após acordo entre ministérios.

06/02/2013
Mapa das modificações no trânsito nos dias dos eventos. Foto: Divulgação
Notícias -
Trânsito será modificado durante Carnaval de Manaus; confira mudanças

No total, 120 agentes de trânsito, mais de mil policiais, 130 bombeiros participarão da operação nas duas noites de festa.

23/01/2013
Ministro dos Esportes, José Aldo Rebelo. Foto: Eliza Fiúza/Abr
Notícias -
Voluntários da Copa vão ganhar uniforme, alimentação, transporte e seguro

O programa pretende selecionar de imediato 7 mil pessoas para trabalhar na Copa das Confederações

17/12/2012
Palco da Copa na Amazônia mobiliza operários em Ato pelo Trabalho Seguro. Foto: Michael Dantas/Sejel
Notícias -
Palco da Copa na Amazônia mobiliza operários em Ato pelo Trabalho Seguro

O ato faz parte do Programa Trabalho Seguro, desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parcerias.

» Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Li e aceito os termos.


» Busca
» Multimídia
» Galeria de fotos
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia Fifa visita andamento das obras na Arena da Amazônia

» Newsletter
Receba notícias da Amazônia gratuitamente no seu e-mail.
Cadastre-se.

Uma empresa da Rede Amazônica. 2001- 2014 portalamazonia.com. © Todos os direitos reservados. Rede Amazônica