Portal Amazônia » Notícias » Matéria

meio-ambiente

01/09/2012 às 12:44 Emmily Melo - jornalismo@portalamazonia.com

El Niño aumenta temperaturas e diminui índices de chuva em Roraima

A previsão é que o verão roraimense deste ano seja ainda mais intenso, influenciado pelo aquecimento anormal do oceano Pacífico.

a previsão para os próximos dias em Roraima será máxima entre 35° e mínima de 24ºC

a previsão para os próximos dias em Roraima será máxima entre 35° e mínima de 24ºC

BOA VISTA – O verão roraimense começou. De acordo com a previsão climática do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o trimestre que compreende os meses de setembro, outubro e novembro de 2012 apresentará um aumento na temperatura e chuvas abaixo do normal no Estado. Informações do Sistema de Meteorologia da Fundação de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em Roraima (Femarh) apontam que as altas temperaturas acontecerão devido o fenômeno El Niño.

Segundo o meteorologista da Fundação de Meio Ambiente, Ramón Alves, o El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical e, que pode afetar o clima regional e global. O fenômeno muda os padrões de vento a nível mundial e, com isso, afeta os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias, como é o caso de Roraima. Ainda segundo Alves, o estado de Roraima está bem na linha do Equador “tornando a radiação solar ainda mais intensa”, disse.

Leia também:

Sipam alerta para temperaturas altas na Amazônia até outubro
Verão amazônico aumenta risco de câncer de pele, alerta especialista

Com a intensificação do calor registrada pelo o Sipam, no próximo dia 12 de setembro haverá uma Reunião do Comitê de queimadas. Conforme o meteorologista, nesta época o número de queimadas cresce, por isso a preocupação da Defesa Civil no estado.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os próximos dias em Roraima será máxima entre 35° a 33ºC e mínima de 25º a 24ºC. Além disso, o meteorologista alertou que a previsão para os próximos dias será de chuvas rápidas com ventos e raios.

TAGS

COMENTÁRIOS