Portal Amazônia » Notícias » Matéria

concurso

16/06/2012 às 15:42 Redação - jornalismo@portalamazonia.com

Pronatec abre 2.315 vagas para cursos técnicos no Amazonas

Nove cidades, incluindo Manaus, receberão os cursos técnicos. Resultado do processo seletivo será divulgado no dia 12 de julho.

Processo seletivo para mais de 2 mil vagas. Foto: Pronatec/Divulgação

Processo seletivo para mais de 2 mil vagas. Foto: Pronatec/Divulgação


MANAUS -
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai abrir 2.315 vagas em 28 cursos técnicos para Manaus e mais oito cidades no interior do Amazonas.

Estudantes do 2º ano do ensino médio da rede pública, regularmente matriculados em escolas de Manaus e de oito municípios que desejarem concorrer a uma das vagas deverão procurar a secretaria de suas respectivas escolas e efetivar suas inscrições no período de 18 a 22 de junho.

Para concorrer às vagas, os estudantes precisam apresentar rendimento escolar com, pelo menos, 60% de aproveitamento no 1º ano do ensino médio, escolher cursos em outro turno que não o de seu horário de aula e não ser aluno dos Centros de Educação de Tempo Integral (por incompatibilidade de horários).

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 12 de julho de 2012 nas instituições ofertantes (Senac, Senai e Ifam), nas escolas estaduais e também portal da Seduc na internet: www.seduc.am.gov.br.

Os alunos aprovados no processo seletivo passarão pelo processo de pré matricula e em seguida serão encaminhados para o início do curso escolhido.

Ainda serão reservadas 5% das vagas às pessoas com deficiência física, desde que as atribuições da formação pretendida sejam compatíveis com as limitações da pessoa, aplicando-se os benefícios da legislação pertinente.

As oito cidades do interior do Amazonas que vão receber os cursos são as seguintes: Coari, Lábrea, Presidente Figueiredo, Maués, Parintins, Tefé, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

Cursos oferecidos pela Pronatec

Os cursos serão oferecidos e ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).

Além do conteúdos ministrados, o curso oferece aos participantes vale-refeição e vale-transporte.

Serão disponibilizadas vagas para os cursos de: Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Secretariado, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Eventos, Técnico em Arte Visuais, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Alimento, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Plásticos, Técnico em Química, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Logística, Técnico em Reciclagem, Técnico em Agroecologia, Técnico em Hospedagem, Técnico em Serviços Públicos, Técnico em Administração, Técnico em Recursos Pesqueiros, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Agenciamento de Viagem, Técnico em Estética, Técnico em segurança do trabalho, Técnico em contabilidade, Técnico em manutenção e suporte em informática, Mecatrônica, Refrigeração e climatização, Sistema a Gás e Mecânica, devendo o interessado observar, no ato de inscrição ou no edital, quais os cursos disponibilizados para o seu município.

COMENTÁRIOS