Portal Amazônia » Notícias » Matéria

cidades

20/05/2012 às 11:17 Lidiane Castro – Amazon Sat

Começa a cobrança do IPTU 2012 em Manaus

Os contribuintes têm até o dia 13 de junho para pagar a primeira parcela do tributo, ou para quitá-lo em cota única

Foto: Divulgação / SEMEF

MANAUS - Os reajustes na planta geral de valores do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), aprovados pela Prefeitura Municipal de Manaus em dezembro de 2011, entraram em vigor na cobrança do tributo deste ano. A notificação com os dados do IPTU 2012 e Documento de Arrecadação Municipal (DAM) serão enviadas para distribuição pelos Correios nesta semana.

Para os contribuintes que não possuem débitos, o valor total do IPTU sofrerá um desconto de 20%. O benefício, no entanto,  só será válido para o pagamento da cota única até 13 de junho. Quem optar pelo parcelamento não terá descontos, no entanto poderá pagar seu imposto em até sete vezes. Já aqueles contribuintes que possuem débitos anteriores, o desconto será apenas de 10% do valor.

Os contribuintes que não receberem o carnê do IPTU em casa poderão procurar o atendimento na Manaus Fácil, situada a Rua Japurá, 488, bairro Praça 14 – zona centro-sul de Manaus –  ou em qualquer um dos Postos de Atendimento ao Cidadão (PACs).

[ooyala code="J2bjZxNDpYNVsSAg9F73_dOqUizLtL07"]

De acordo com o subsecretário municipal da receita, Átila Benjamin, o IPTU deste ano apresenta uma correção monetária da Planta Genérica de Valores (PGV), que gerou várias discussões e revoltas. Ele explica que essa correção será aplicada gradativamente durante os próximos cinco anos.

A Prefeitura de Manaus contabilizou para a execução do IPTU 2012 uma base de 537,7 mil cadastros imobiliários entre tributáveis e não tributáveis. Este número apresenta um aumento de 132,7 mil novos imóveis. Do total, 497 mil contribuintes deverão gerar receita de R$ 162,1 milhões aos cofres municipais, correspondente a um acréscimo de 67,3% em relação ao ano anterior.

COMENTÁRIOS