Portal Amazônia » Notícias » Matéria

atualidades

13/09/2012 às 19:07 Suelen Viana - jornalismo@portalamazonia.com

TV Rondônia comemora 38 anos em alta definição Full HD

Com o projeto de estadualização do sinal, que começou desde junho de 2010, Porto Velho gera todo conteúdo local para o interior.

Sede da TV Rondônia, que completa 38 anos nesta quinta-feira. Foto: Reprodução/TV Rondônia

Sede da TV Rondônia, que completa 38 anos nesta quinta-feira. Foto: Reprodução/TV Rondônia

PORTO VELHO – Em 13 de setembro de 1974, nascia a TV Rondônia, emissora filiada à Rede Amazônica e TV Globo. Para comemorar os 38 de existência, funcionários, diretores e parceiros participaram na manhã de hoje (13) de uma missa celebrada pelo Pe. José Carlos da paróquia São Luiz Gonzaga.

O diretor regional da Rede Amazônica, Antônio Luis Campanari, disse que essas quase quatro décadas são uma longa e prazerosa caminhada. “É uma grande honra participar de mais um aniversário da TV Rondônia. Todos esses anos representam o trabalho e a determinação do Dr. Phelippe Daou que, ao implantar a Rede, tinha o sonho de expandir a comunicação em toda Amazônia. Hoje, isso é realidade”, afirmou.

O ministro da paróquia Pe. Darci Vargas disse que chegou em Porto Velho no ano de 1968 e acompanhou toda a trajetória e evolução da TV. “É uma história de garra, profissionalismo e, principalmente, compromisso com a população, levando notícias para todo Estado”, parabenizou.

A funcionária Mercedes Costa se diz orgulhosa por fazer parte da Rede Amazônica há 37 anos. “É um grande privilégio estar nesse grupo. Agradeço em primeiro lugar a Deus e aos diretores pela oportunidade de contribuir ao longo desses anos nesta conceituada Rede”, agradeceu.

Trajetória da TV Rondônia

Fundada pelo presidente da rede Amazônica jornalista Phelippe Daou e sócios, a TV Rondônia foi a primeira emissora de TV no Estado e a segunda da rede Amazônica, depois do Amazonas. A TV Rondônia conta hoje com mini geradoras em Ariquemes, Ji-paraná, Cacoal, Vilhena e Guajará-mirim, na fronteira com a Bolívia. São mais de 150 funcionários entre operação, jornalismo, comercial e administração. A emissora exibe os programas diários como o Bom dia Amazônia, Amazônia TV, Globo Esporte Estadual e o Jornal de Rondônia.

Inovação

Desde 27 de julho deste ano, a TV Rondônia conta com o sistema Full HD, com alta definição de imagem. Por enquanto, só os telespectadores da capital assistem a programação local e nacional com sinal digital. Até o final de 2014, todos os municípios deverão receber a novidade.

Com o projeto de estadualização do sinal, que começou desde junho de 2010, Porto Velho gera todo conteúdo local para o interior. Antes esse processo era feito por Manaus. Cerejeiras, município mais distante da capital foi a primeira a receber o sinal direto, através da TV Vilhena. Ao todo, 22 municípios já recebem programação específica. Um investimento de mais de um US$ 1 milhão.

A intenção é que todos os estados cobertos pela Rede Amazônica recebam sinal via satélite com programação regional antes da Copa do Mundo de 2014 .

COMENTÁRIOS