Portal Amazônia » Notícias » Matéria

atualidades

07/02/2012 às 19:27 Diego Oliveira e Valdir Torres - jornalismo@portalamazonia.com

Mais de 60 mil candidatos disputam vagas no Bolsa Universidade

A lista de candidatos classificados no Processo Seletivo 2012 do PBU será divulgada no dia 10 de fevereiro.

Filas do Bolsa Universidade - Foto: Reprodução/Amazon Sat

MANAUS - Os inscritos no processo seletivo do Programa Bolsa Universidade da Prefeitura de Manaus tem até às 20h desta terça-feira (7) para entregar os documentos e comprovantes necessários para efetuar a matricula, conforme solicitado no edital. Ao todo, 61.541 estudantes universitários disputam mais de 23 mil vagas, este ano. O programa já beneficiou cerca de 20 mil estudantes de escolas públicas com bolsas parciais e integrais.

Oss candidatos inscritos na etapa de pré-inscrição on line precisam efetivar a inscrição, com a entrega dos documentos. A Fundação Municipal de Inclusão Socioeducacional (FMDS) registrou na tarde desta segunda-feira, o processamento de documentos de 44,8% (27.571) candidatos inscritos a benefícios, desses 23.713 são ingressantes em curso de nível superior e 222 são Pessoas com Deficiência (PcD).

O presidente da FMDS, Rony Siqueira, informou que as bolsas são destinadas para pessoas de baixa renda e não tem condições de pagar seus estudos em uma faculdade particular na cidade de Manaus. “Existe todo um processo de segurança para asseguramos não injustiça nenhum candidato, fiscais checam todos os dados para confirmar o que foi colocado na etapa on-line”, contou.

Rony explica também que existe uma contra partida para os inscritos contemplados pelas bolsas parciais e integrais. “O estudante não adquire dividas, ele participa de ações socioeducativas promovidas pela prefeitura. É claro que se ele trabalha em horário comercial, pode justificar e será liberado. Mas para a vida acadêmica de qualquer aluno é de suma importância juntar horas de atividades complementares”, informou.

A estudante Michele da Silva Lima é uma dos 30 mil estudantes que deixaram para o último dia, a entrega da documentação para concorrer a uma vaga. “Estou indo para o terceiro período do curso de Pedagogia. É a primeira vez que eu participando do processe e a minha expectativa é conseguir uma bolsa. Quero poder ajudar a minha família e conseguir um bom trabalho na minha área e o projeto vai ser um incentivo a mais”, disse a jovem.

A estudante de jornalismo, Fernanda Farias, 23 anos, é bolsista do projeto Bolsa Universidade desde 2010. Ela garante que os benefícios foram úteis na vida pessoal e acadêmica. “Me inscrevi e consegui uma bolsa parcial, agora eu posso estudar tranquila sabendo que no final do mês não vou ficar perturbada com a mensalidade”, contou. Fernanda contou que até o momento ela participou de apenas uma atividade da prefeitura. “Fui convocada para ajudar na Virada Cultura, foi tranquilo e eu ganhei horas para a faculdade”, explicou.

Segundo Rony, o apoio das universidades públicas e privadas é importante para evitar fraudes. A sociedade pode com denúncias sobre qualquer irregularidade através do portal da Prefeitura, no link do Bolsa Universidade. Todas as informações recebidas serão apuradas e, caso sejam confirmadas, os candidatos serão eliminados do certame.  A lista dos classificados no Processo Seletivo 2012 será divulgada no dia 10 de fevereiro. “Contamos com a ajuda de todos para fazermos uma seleção que venha ajudar as pessoas que realmente necessitam”, frisou.

A lista de candidatos classificados no Processo Seletivo 2012 do PBU será divulgada no dia 10 de fevereiro.

COMENTÁRIOS