Portal Amazônia » Notícias » Matéria

atualidades

26/11/2012 às 16:22 Redação - jornalismo@portalamazonia.com

Faculdades de Manaus informam vagas para Bolsa até sexta-feira

As IES poderão ofertar bolsas de estudo em cursos superiores, com percentual de benefício de 100%, 75% e 50% do valor das mensalidades.

As IES poderão ofertar bolsas de estudo em cursos superiores, com percentual de benefício de 100%, 75% e 50% do valor das mensalidades. Foto: Divulgação/Semcom

MANAUS -  Até a próxima sexta-feira (30) a Fundação Municipal de Inclusão Socioeducacional (FMDS) recebe o credenciamento das Instituições de Particulares de Ensino Superior (IES) que pretendem aderir ao Programa Bolsa Universidade (PBU) em 2013. Segundo o presidente da FMdS, professor Rony Siqueira, as IES, devem informar os cursos, turnos e os valores das mensalidades. Também é exigida a autorização e reconhecimento do curso e da instituição junto ao Ministério da Educação.

O edital de chamamento foi publicado no Diário Oficial do Município e visa atender ao Processo Seletivo 2013 do PBU, que deve iniciar em meados de dezembro.

As IES poderão ofertar bolsas de estudo em cursos superiores, com percentual de benefício de 100%, 75% e 50% do valor das mensalidades, nas modalidades: Com Compensação Tributária (CCT) e Sem Compensação Tributária (SCT). Vale ressaltar que o número de vagas na modalidade CCT será autorizado de acordo com o passivo tributário existente junto à Prefeitura de Manaus.

Em quatro certames, o Programa Bolsa Universidade recebeu mais de 230 mil candidatos e já concedeu mais de 39 mil bolsas de estudo.

Programa

O Programa Bolsa Universidade, administrado pela FMdS, foi criado com o objetivo de beneficiar estudantes que não possuam condições de custear seus estudos em instituições particulares de ensino superior.

Mais de 91% dos beneficiados com bolsas de estudo do PBU, estudaram em escolas da rede pública de ensino, e 52% têm entre 26 e 65 anos de idade.

Nos certames anteriores, 14 instituições ofereceram vagas: Dom Bosco, Esbam, Fametro, Uninorte, Fucapi, Ulbra, IAES, La Salle, Literatus, Martha Falcão, Materdei, Nilton Lins, Ciesa e Boas Novas.

COMENTÁRIOS