Portal Amazônia » Cultura » Matéria

variedades

16/09/2012 às 13:32 Portal Amazônia, com informações da Agência Pará

Sairé reúne religião, cultura popular e muita música em Alter do Chão

As duas agremiações culturais, Botos Tucuxi e Boto Cor de Rosa, apresentam um espetáculo de cores, ritmos e beleza ao público.

Foto: Rodolfo Oliveira/ Agência Pará

Foto: Rodolfo Oliveira/ Agência Pará

MANAUS – O Oeste do Pará vive uma das festas mais populares da Amazônia, o Sairé, desde a última quinta-feira (13). O evento acontece em Alter do Chão, vila de Santarém. Durante as apresentações, as duas agremiações culturais, Botos Tucuxi e Boto Cor de Rosa, apresentam um espetáculo de cores, ritmos e beleza ao público.

O Sairé segue com a programação até esta segunda-feira (17). Na noite de sexta, as duas agremiações apresentaram ao público os itens oficiais do concurso, que teve seu momento mais importante na noite deste sábado (15). O boto homem, o boto animal, a rainha do Sairé, a rainha do Lago Verde, a rainha do artesanato, a cabocla e o carimbó levaram o público ao delírio.

Neste ano, o Boto Cor de Rosa apresenta o tema “A vida e a fé do povo Borari” e o Boto Tucuxi, “O imaginário Tapajó”. Cor de Rosa e Tucuxi levam à arena cerca de 800 e 700 brincantes, respectivamente. O resultado da disputa deverá sair na segunda-feira.

Para garantir a segurança, Polícia Militar, Detran, Polícia Civil e o Núcleo do Pro Paz Integrado estão presentes nos cinco dias da festa.

TAGS

COMENTÁRIOS