Portal Amazônia » Cultura » Matéria

variedades

10/10/2012 às 19:14 Thiago Soeiro - jornalismo@portalamazonia.com

Em Macapá, Círio de Nazaré completa 78 anos de devoção católica

O Círio é uma das maiores manifestações de fé em toda a Região Norte e celebra quase oito décadas no Estado.

O Círio é uma das maiores manifestações de fé do Estado/ Foto: Divulgação

MACAPÁ – A Diocese de Macapá realiza neste domingo (14), mais uma edição do Círio de Nazaré. Este ano a tradição completa 78 anos na capital tucuju, e tem como tema ‘Eu Creio! Nós Cremos!”e o lema “Feliz aquela que acreditou”. O Círio de Nazaré é a maior festa religiosa em Macapá, onde os fiéis, se juntam em um cantando músicas marianas, rezando, pedindo e agradecendo à Virgem pelas graças alcançadas.

Veja também
“Círio das Águas” reflete fé religiosa de pescadores e ribeirinhos no Pará

Para o bispo diocesano, esta é uma demonstração de fé em Deus. “Nós cristãos, que seguimos o Evangelho. Lembramos como forma de respeito e admiração Maria, que foi escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus Cristo, o nosso Salvador”, disse Dom Pedro. Ele explicou ainda que a pequenina imagem de Nossa Senhora de Nazaré representa um incalculável significado de fé no decorrer dos trinta dias da Peregrinação que antecede e prepara a secular procissão do Círio.

Conhecida como a “Rainha da Amazônia”, Nossa Senhora de Nazaré é padroeira de toda a região Norte. Ela também é tradicional na cidade paraense de Belém. A tradição do Círio de Nazaré no Estado do Amapá vem do vínculo com Estado vizinho, do qual se desmembrou em 1943.

Acompanhe Programação

 Sexta-feira – 12 – Círio das Crianças

A programação inicia  com a Santa Missa, às 7h30 da manhã, na Catedral São José, depois da celebração, a Procissão levará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Durante o percurso haverá  várias  homenagens a Nossa Senhora, como a bênção das crianças com  Pe. Fabio, e no encerramento do Círio Infantil será feita a distribuição de lanches.

Sábado – 13 – Jornada Fluvial

A tradicional Romaria Fluvial, está marcada para às 7h, após a programação na Igreja Nossa Senhora de Fátima em Santana, a imagem sairá do município em direção à rampa do bairro Santa Inês. Às 09h30, a imagem será levada no Círio dos Ciclistas e Moto-taxistas até a Catedral de São José. À noite, 19h, irá ocorrer à apresentação do Manto Oficial de Nossa Senhora de Nazaré, na missa da Transladação, depois há a procissão com a Santa, realizada no sentido inverso do Círio na manhã seguinte.

Domingo – 14 – Missa Campal e peregrinação

O grande momento festa acontece na manhã do domingo a partir das 7h, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, iniciando com a Missa Campal. Após a celebração, os fiéis seguem em procissão por tradicionais ruas de Macapá.

Semana seguinte

A semana que se segue, acontecem os Novenários de Nossa Senhora de Nazaré na Igreja de São José (14 à 19 de outubro), e Igreja Jesus de Nazaré (de 20 à 22 de outubro).

O Círio Musical acontece também no período de 14 à 19 de outubro, com apresentação de bandas católicas amapaenses e atrações nacionais, como a Banda Dominos e Flavinho, depois das missas.

O Círio dos Jovens acontecerá no dia 20 de outubro, sábado, às 16h30, na Catedral de São José, com procissão até a quadra da Igreja Jesus de Nazaré, onde, mais tarde, ocorrerá a tradicional Noite Cultural e Jantar das Famílias.

No dia 22, segunda-feira, acontecerá a procissão das luzes, que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré de volta à Catedral.

COMENTÁRIOS