Portal Amazônia » Cultura » Matéria

variedades

09/05/2013 às 11:11 Diego Oliveira - jornalismo@portalamazonia.com

Cunhãs-porangas dos Bois de Parintins posam para site Paparazzo

Maria Azêdo e Tatiane Barros estão no Rio de Janeiro, onde acontecerá o ensaio para o site de entretenimento da Rede Globo.

Maria Azêdo, pelas lentes do Movimento Marujada. Tatiane Barros. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal.

Maria Azêdo, pelas lentes do Movimento Marujada. Tatiane Barros. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal.

MANAUS - A beleza da mulher amazonense será exaltada por meio do ensaio para o site global, Paparazzo, das cunhãs-porangas dos Bumbás Caprichoso, Maria Azêdo, e Garantido, Tatiane Barros. As beldades amazônicas estão no Hotel Le Relais de Marambaia, no Rio de Janeiro, onde acontece a sessão de fotos.

De acordo com Maria Azêdo, a produção terá o tom moda regional, para mostrar a força da mulher nortista. “Estou muito feliz pela oportunidade e a equipe é maravilhosa. Chegamos ontem ao Rio de Janeiro e já estamos nos preparando para o clic”, disse a cunhã azulada.

A cunhã azulada ainda contou ao Portal, que a representante do item nove do Boi Garantido também está na Cidade Maravilhosa, se preparando para o ensaio fotográfico. As fotos de Maria Azêdo e Tatiane Barros serão divulgadas no site Paparazzo ao lado de personalidades globais como Andressa e Nasser, Fani Pacheco,  Sheila Carvalho, Suyane Moreira, Nicole Bahls, Babi Rossi e Maria Melilo.

Guerreira Azulada

Já no Rio de Janeiro, Maria Azedo aceitou o convite pois a proposta é divulgar a cultura do Amazonas. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Já no Rio de Janeiro, Maria Azedo aceitou o convite pois a proposta é divulgar a cultura do Amazonas. Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Em 2007, Maria Azêdo recebeu a missão de defender o item número nove do Festival Folclórico de Parintins, o de cunhã-poranga, a moça mais bela da tribo. “São seis anos dedicando a minha vida ao Caprichoso. Tenho que orgulhar a minha torcida azulada, pois, eles torcem por todos nós. O carinho do público é, sem dúvidas, peça fundamental para o nosso desempenho na arena e fora dela”, disse.

A cunhã de cabelos negros ficou surpresa com o convite do diretor de projetos especiais da Rede Globo de Comunicação, André Dias. “Ele me ligou e perguntou se eu toparia. Claro que aceitei, pois, a proposta dele é divulgar o Estado do Amazonas e ilustrar o título que carrego. A produção será algo de bom gosto. É minha homenagem às mulheres do Amazonas”, contou.

Com a rotina louca de ensaios para o festival em Parintins, a morena confessa estar prepara para as sessões de foto. “Vou para a academia pela manhã, no período da tarde faço jiu-jitsu e a noite ensaio as coreografias do Caprichoso. Ou seja, esse está sendo meu preparo para o Paparazzo”, explicou Maria.

Tatiane Barros defende o título de cunhã-poranga do Caprichoso. Foto: Arquivo Pessoal

Tatiane Barros defende o título de cunhã-poranga do Garantido. Foto: Arquivo Pessoal

Bela da Baixa do São José

Tatiane Barros defende, há mais de uma década, o título de cunhã-poranga do Boi Garantido. A ‘moça bonita’ participava do Garantido Show, grupo de dança do touro encarnado. Mas, a história com o bumbá vermelho começou com o item de porta-estandarte e, desde 2005, a moça detêm o título de moça mais bela do Garantido.

Tatiana, que é fisioterapeuta, atua como item do boi vermelho e branco há 12 anos. Apesar do amor à cultura local, a cunhã nunca sonhou em se tornar item e tudo aconteceu naturalmente. Graças ao apoio de sua família que é  torcedora do Boi Brinquedo de São João. A equipe do portalamazonia.com tentou entrar em contato com Tatiane Barros, mas não obteve resposta.

COMENTÁRIOS