Portal Amazônia » Cultura » Matéria

musica

08/10/2012 às 17:05 Diego Oliveira - jornalismo@portalamazonia.com

Boi Manaus 2012 promete agitar público nos ritmos dos bumbás

Boi Manaus pretende fazer o público manauara dançar no ritmo das toadas dos bumbás Garantido e Caprichoso.

Lançamento aconteceu no Clube do Trabalhador – Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

MANAUS - Os batuques dos tambores ecoaram na capital do Amazonas na tarde desta segunda-feira (8). A Fundação Municipal de Turismo e Eventos (Manaustur) lançou oficialmente a programação do Boi Manaus 2012. O evento tradicional no calendário da cidade acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Sambódromo.

Os 39 artistas participantes da festa se apresentaram durante o almoço e deram uma palhinha do que espera o público nos três dias de evento. “O boi bumbá está no sangue do amazonense. Festejamos todos os ritmos, mas no final das contas a nossa cultura prevalece. É bacana também fazer esse intercâmbio entre os próprios artistas para não criar rivalidades imaginárias”, informou o cantor e líder da banda Carrapicho, Zezinho Côrrea.

A 16ª edição do Boi Manaus, pretende fazer o público manauara dançar no ritmo das toadas dos bumbás Garantido e Caprichoso.  De acordo com a presidente da Manaustur, Idage Abrahim, substituir Arlindo Júnior está sendo um desafio, mas a festa continuará com o mesmo brilho das edições anteriores. “Fui convidada para assumir o lugar do Arlindo e agarrei a causa. É importante dar oportunidade aos artistas locais, lutamos para isso”, disse.

Veja a galeria de imagens da edição 2011 do Boi Manaus

O vereador Arlindo Júnior (PPL) participou da abertura do evento. Ele garante a qualidade da nova edição do Boi Manaus. “A festa é sinônimo de alegria. Afinal, é o aniversário de Manaus. Comemoramos juntos e acredito no poder da união da classe artística. Vou me apresentar também e ajudar a nova gestão, mas pessoas competentes estão à frente da secretaria”, falou Arlindo.

O vereador Arlindo Júnior (PPL) marcou presença no evento – Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Pela segunda vez, um trio elétrico será exclusivo para as divas do boi bumbá. As cantoras Ana Cláudia Ribeiro, Luanita Rangel, Vanessa Alfaia, Mara Lima e Ianayra Pontes, estão preparando um grande espetáculo recheado de surpresas. “É um prazer representar as mulheres, lutamos bastante para conseguir esses espaço e sentir o carinho do povo é maravilhoso”, contou Ana Cláudia.

Ao comprar o tururi das Guerreiras da Amazônia, o brincante receberá um CD e uma boneca representando uma das cantoras.  Mara Lima destaca as crianças como principal fonte de inspiração para o projeto. “Tentamos associar o nosso trabalho com o mês das crianças. Foram meses de trabalho para desenvolver a ideia. O desenho é de Rogério Duarte e a arte ficou a cargo do Klinger Araújo, tenho certeza que todos irão aprovar”, explicou.

Guerreiras da Amazônia: Ana Cláudia, Mara Lima e Luanita Rangel – Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Feirinha do Tururi

A partir desta terça-feira (9), será realizado a Feirinha do Tururi, na Avenida do Samba, às 19h, se estendendo até o dia 18 de outubro. “Os preços são variados. Aproveite a feirinha para fazer uma pesquisa e escolha o que mais combina com o seu estilo”, aconselhou  Idage Abrahim.

COMENTÁRIOS