Portal Amazônia » Cultura » Matéria

turismo

09/03/2012 às 11:42 Amazon Sat Editor Web: Lorena Paixão

Barcarena, terra do abacaxi e do alumínio

A cidade de Barcarena, no estado do Pará,cada vez mais famosa entre os brasileiros, especialmente na Região Norte, destaca-se pelas belezas naturais

Barcarena

Barcarena

BELÉM - A cidade de Barcarena, no estado do Pará, cada vez mais famosa entre os brasileiros, especialmente  na Região Norte, destaca-se pelas belezas naturais. A pequena cidade, com populção de aproximadamente 92.567 mil habitantes, foi batizada de “Barcarena” devido a política pombalina na região amazônica.

O município foi povoado pelos Indios Aruãs até que por volta de 1709, recebeu os jesuítas, passando a receber o nome de “Gebriê”. Além disso, foi berço da Cabanagem, famosa revolução ocorrida no século passado.

A base econômica do município de Barcarena é a Agricultura, porém a exportação de metais (alumínio, caulim, alumina e cabos para transmissão de energia), além da criação de gado é que tem trazido riqueza à região. As indústrias instaladas no município por conta da mineração alavancam a economia local

De acordo com o guia turístico Cladion, o processo de exportação na cidade é intenso.“ Os navios europeus param no Porto de Vila do Conde, o maior do estado do Pará. No loca, carregam os navios com alumínio, enquanto os navios vindos do Oriente Médio enchem as embarcações de gado. Conforme a tradição islâmica, o gado não pode ser abatido antes de chegar ao destino.” afirmou Cladion.

Barcarena está localizada há 150 quilômetros de Belém. Para chegar à capital leva-se aproximadamente uma hora e meia de barco.

Para saber mais sobre Barcarena, assista ao video:

Cultura

No quesito cultura, a Barcarena também não desaponta.  É lar do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e o de São Francisco Xavier, padroeiro do lugar. Além disso conta com os festivais, como: Festival do Abacaxi, do Açai, do Peixe e do Caranguejo. A decoração da cidade também desperta interesse  em épocas festivas. Um grupo se reúne e usa garrafas pet para montar verdadeiras obras de arte, seja no Natal ou na ocasião do Festival do Abacaxi.

Para saber mais sobre a cidade de Barcarena, clique aqui:

 

Fale conosco: jornalismo@portalamazonia.com

COMENTÁRIOS