» Escolha o Blogueiro
Portal Amazônia » Blogs » Belisário Arce » Post
28 de junho de 2011 - atualizado as 17:26

As vantagens de estudar medicina na Bolívia

Belisário Arce

Estudar medicina no Brasil se tornou um sonho distante para a maioria. O aluno que termina o ensino médio e deseja ser médico tem poucas chances de seguir essa profissão, pois as vagas nas universidades públicas são muito inferiores à demanda, e nas instituições privadas o custo é proibitivo.

Na Amazônia, a situação é mais dramática ainda, pois as pouquíssimas vagas nos cursos públicos são ocupadas por alunos que se deslocam de São Paulo e de outros estados do Centro-Sul do País. Como são alunos egressos de boas escolas, acabam ficando com as vagas que deveriam ser preenchidas por alunos locais. A gravidade disso é que a sociedade amazônica, que necessita desesperadamente de médicos, forma profissionais para os estados mais ricos, pois o aluno que vem, por exemplo, de São Paulo, para lá volta ao receber o diploma de medicina. Esses jovens sulistas, em geral, não têm nenhum compromisso com a região e dificilmente vão trabalhar no interior da Amazônia. Preferem o conforto das grandes metrópoles.

A propósito, no interior da Amazônia, nas pequenas cidades, raramente há médicos, e quando há são peruanos, colombianos, bolivianos. O que seria dessas populações isoladas da Amazônia sem esses profissionais latino-americanos. Devemos muito a eles. Contraditoriamente, esses vizinhos que nos ajudam sofrem com a postura equivocada dos conselhos regionais de medicina. Ao invés de serem apoiados, são, às vezes, prejudicados.

Uma solução para os brasileiros que desejam estudar medicina é partir para a Bolívia. Lá o ensino é sério e de baixíssimo custo. Na verdade, nós amazônidas devemos aproveitar mais a capacidade instalada nas universidades bolivianas para formar profissionais de saúde. O poder público, inclusive, deveria estimular esse movimento e apoiá-lo. É uma medida prática para atender à necessidade que temos na Amazônia por mais médicos.

Nesse sentido, a Associação PanAmazônia firmou convênio com a Universidade Nacional Ecológica (UNE) com o objetivo de facilitar o acesso de amazônidas ao curso de medicina na Bolívia, fazendo sua parte para contribuir com a solução do problema exposto acima. (os interessados podem obter mais informação pelo e-mail panamazonia@panamazonia.org).

A Amazônia requer soluções práticas e rápidas, as quais podemos encontrar na cooperação com os países pan-amazônicos, com os quais partilhamos não só fronteiras, mas também desafios e ,certamente, soluções comuns.

Belisário Arce
Presidente da PanAmazônia

Sobre o autor
Belisário Arce
Natural de Manaus, Mestre em Relações Internacionais pela Aoyama Gakuin University, de Tóquio, e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tem atuado profissionalmente na área de relações internacionais, especialmente em temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e integração da Pan-Amazônia. Ocupou os cargos de Diretor de Desenvolvimento Turístico do Órgão Oficial de Turismo do Estado do Amazonas; de Diretor Executivo do Amazonas Convention and Visitor Bureau; Chefe de Gabinete da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Ademais, foi responsável pela área de cooperação internacional na Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), e atuou na academia, lecionando em instituições amazônicas e japonesas, nos departamentos de Relações Internacionais, de Turismo, de Direito, e de Administração. Atualmente preside a Associação Panamazônica.
» Veja Também
18/07/2014
Portal
A CASTRAÇÃO QUÍMICA NOS CRIMES NATUREZA SEXUAIS

Atualmente a castração genital não é aceita como punição aos crimes sexuais. Essa forma de pena ainda chegou a ser utilizada em alguns países, onde os atos sexuais considerados imorais ou criminosos poderia ser condenado à castração, impossibilitando o agressor de retornar a cometer o ato, devido a perda total do seu apetite sexual. Tida […]

17/07/2014
Portal
Por que Coaching?

Eis uma pergunta que me faz arrepiar cada vez que eu tenho que falar sobre esse tema, tamanha a paixão que passei a ter por ele. Em meados de 2013 eu entrei em um site em busca de um curso que pudesse contribuir um pouco mais com minha trajetória profissional. O meu objetivo era conhecer […]

16/07/2014
Portal
Bullying virtual: seu filho pode estar envolvido nisso

Todas as vezes que recebo pais na sala da diretoria falando sobre bullying eu me pergunto: será que este pai sabe realmente do que está falando? Este tema tão discutido entre os profissionais da educação, pais e sociedade ainda traz muitas dúvidas. A palavra Bullying é “um termo utilizado para descrever atos de violência física […]

11/07/2014
Portal
Recall para políticos com defeito

A insatisfação com relação ao sistema político tem aumentado significativamente nos últimos tempos. São reclamações de toda ordem e agravadas principalmente pelo volume de denúncias do desvio de conduta daqueles que após serem eleitos, rapidamente se esquecem do objetivo principal pelo qual foram escolhidos: servir a sociedade. Devido ao sistema eleitoral brasileiro, a participação da […]

» Comentários
Silvia Aira
2014-02-18 20:17:39
Responder

bom eu estou pensando em ir pra bolivia mais eu queria msm e cursar Med. Veterinaria andei pesquisando mais nao axo uma faculdade so axo geralmente pra Medicina tem alguem ae cursando Med Veterinaria?

Gleison Cardoso
2013-12-12 19:01:48
Responder

ola eu queria ir pra bolivia agora em 2014 mas eu precizo de alguem q seja brasileiro porair

Olá, eu sou brasileiro e estou na Bolivia estudando medicina há 2anos, mora na cidade de Cochabamba.Eu posso ajudar vc a cursar medicina aqui na bolivia, meu contato é fernandesmiller@bol.com.br.
2013-09-06 23:56:58
Responder

Olá, eu sou brasileiro e estou na Bolivia estudando medicina há 2anos, mora na cidade de Cochabamba.Eu posso ajudar vc a cursar medicina aqui na bolivia, meu contato é fernandesmiller@bol.com.br.

Altair Luiz de Vargas
2013-07-23 22:06:22
Responder

eu e minha esposa estamos pensando em ir para Bolaivia estudar Medicina queremos saber quais as melhores univ. para se matri. e se tem qualidade nos ensinos e se é levado a sério quais os riscos. grato felic.

rosilene
2013-07-08 21:37:32
Responder

olá, como funciona esse convenio panamazonia ? Gostaria de saber.Obrigada

flavia
2013-05-26 09:45:11
Responder

ANTONIO JUNIOR, me passe informaçoes sobre estudar na bolivia. Tenho um filha e quero que ela curse medicina, porem no Brasil é impossivel.AGuardo email elfrasya@bol.com.br

wander
2013-03-19 12:26:14
Responder

Acho melhorestudar maise entrar numafacul no Brasil

Renato
2013-03-05 23:54:14
Responder

Este Paulo Henrique não passa de um sujeito sem educação, tosco, no mínimo um filhinho de papai, vagabundo, preocupado somente com uma possível concorrência que na verdade nem existirá. Acorda sujeitinho , vai lavar sua boca e aprender a debater em nível decente. Você deveria estar limpando os banheiros do estudantes destes países. Com relação a revalidar diploma , deve ser feita sim uma avaliação justa para equiparar os mal alunos de lá com os mal alunos daqui e ambos não trabalharem mesmo. Agora proteger filhindo de doutor vagabundo aqui por que ??? Tem a mesma gravidade viu caro CRM , não venham com corporativismo, se for para proteger a população vamos fazer aqui também, com a mesma prova !!!

Renato
2013-03-05 00:13:10
Responder

Nossa que revolta em parceiro, posso dizer falta de educação ou ignorância mesmo !!! Como médico veterinário sem querer li a matéria e me deparo com um comentário no mínimo tosco. Começou com corja, depois circo, depois povinho, mato, etc. Deve ser algum "médicozinho" urbanóide de quinta com medo de concorrência ou é pura ignorância mesmo. Faça um debate construtivo cidadão !!!

max costa
2013-02-17 20:59:09
Responder

Gostaria de maioresesclarecimentos sobre como ingreesar...desde já agradeço!

max costa
2013-02-17 20:56:16
Responder

pra ser medico 1 tem que amar há humanidade e ter muito mas muito mesmo amor ao proximo salvar vidas e um dom meu sonho e fazer medicina e tornar-me medico

Michele Santos Da Silva
2013-01-10 11:39:14
Responder

Gostaria de maioresesclarecimentos sobre como ingreesar...desde já agradeço!

Claude VIEL
2013-01-07 18:36:16
Responder

Senhor Belisário Arce Sou Engenheiro Agrônomo formado pela USP, tenho 65 anos, moro em Terra Santa-PA, já aposentado e pretendo cursar medicina na Bolívia; gostaria de receber informações de como ingressar na universidade, custo anual, etc. Aguardo sua resposta. Receba um abraço

saulo
2012-12-14 11:54:44
Responder

Parabéns, pela publicação. Além de esclarecedora é bem intencionada, basta agora algumas autoridades lêrem, para que isso seje levado em pratica.

Dr antonio
2012-10-19 18:32:54
Responder

MEUS QUERIDO QUE DEIXARAM ESSES COMENTARIOS FALAR DE MEDICINA BRASILEIRA E FALAR DOS BOM MEDICOS QUE ATENDE EM SUAS CLINICAS PARTICULARES FAZENDO UM SALARIO MENSAL APROXIMADAMENTE 65000,00 SE QUER PAGAR ALGUMA TIPO DE IMPOSTO POR ESSA CONSULTAS E PEQUENAS CIRUGIA QUE ALI FAZEM COMO NOS TODO SABEMOS NO ESTADO DE SAO PAULO SE emcontra OS GRANDE MEDICOS SE RETRATAMOS DELES SEMPRE O CONSELHO DE MEDICINA LEVA ELES COMO REFERENCIA ESSE GRANDES MEDICOS NAO ATENDE EM POSTO DE SAUDE NE BAIRRO E MUITO POUCO SE VER EM HOSPITAL PUBLICO E NEN TAO POUCO PRESTA SERVIÇO DE PRIMEIROS SOCORRO SAMU; SE MEDICINA FOSSE COMO O CURSO DE DIREITO QUE PARA Atuar na profiçao tivesse que passar em prova crm ;o brasil estaria sem medicos por que amaioria dos alunos de medicina no brasil so querem saber de farra , pois a sim corrigo sera que estes paises como bolivia ,paraguai e outros.vam ter que vim buscar medicos brasileiros para seu paises porque todos os profissional de la nao sabem de nada sera que isso vai acontecer??????????

Acorda Brasli
2012-09-29 08:42:45
Responder

Como em qualquer lugar do mundo , é necessário a revalidaçao do diploma médico. Mas cá entre nós se a educação médica no brasil está tão ruim por que não melhora-la ao invés de aceitar médicos formados fora cuja a capacitação não foi fiscalizada aqui no Brasil? Nos Estados Unidos para ser aceito como médico demora pelo menos 4 anos! Brasil é a casa da mãe joana!

Ricardo
2012-08-20 15:17:53
Responder

gostaria muito de saber como faço para ingressar em uma faculdade de medicina na Bolivia, pois ja tentei inumeras vezes aqui no Brasil e não consegui, enfim gostaria de saber quais os custos?se são faculdades privadas? se há burocracias para entrada de brasileiros? e se o custo de vida por lá é difícil? no aguardo de respostas agradeço!

paulo henrique
2012-05-23 10:08:48
Responder

E um absurdo deixar ou liberar essa corja de estrangeiros virem trabalhar aqui sem ao menos falarem o portugues correto. Conheço varios estrangeiros que trabalham em Manaus que ao darem boletim médico ainda discutem com os familiares por não enterem o idioma que eles falam: um portunhol mais complicado que o português, fora a incapacidade de conhecimento e o despreparo desses profissionais, que ainda piora ao receber brasileiros que a grande maioria vão fazer faculdade lá e não sabem se quer interpretar um texto simple de portugues e são aceitos. A resolução não esta em aceitar esse povinho aqui e sim dar condições para que os brasileiros cursem uma faculdade e tenha acesso a elas e quanto aos médicos irem para o interior, meu querido os juizes, deputados, e outros ganham horrores de dinheiro para não fazerem nada, o que tem que ser feito e pagar mais, muito mais para o medico formado aqui no Brasil sair do seu conforto e ir para o meio desse mato ai. Tente ir exercer medicina em qualquer outro lugar desse mundo, claro não estou falando de circos como Bolivia, Paraguai e outros paises que so assim o são por ter esses nomes , mais na verdade são verdadeiros circo de horrores. Se voce conseguir em menos de 5 anos com idioma fluente trabalhar em algus desses eu duvido. Então abaixo medicos estrangeiros despreparados e brasileiros mais despreparados ainda para virem exercer sua profissão aqui.

Maria Socorro de Oliveira da costa
2011-07-13 09:45:08
Responder

Conforme foi descrito no texto acima, da imensa dificuldade de se cursar medicina no Brasil, enfatizando-o como sonho distante, principalmente nas Universidades da Região Amazônica,sendo estas Públicas ou Particulares. Sonho distante, guase impossível. Nas Universidades Públicas, as poucas vagas são preenchidas, quase sempre, por alunos oriundos das grandes Metrópolis do Brasil, onde o ensino é considerado de melhor gualidade, deixando os alunos amazonidas fora deste curso. Nas Universidades Particulares, este sonho torna-se "impossível", partindo-se do pressuposto que a economia do Brasil está nas mãos de um "pequeno grupo de pessoas" e que o restante das pessoas, "o grande grupão", por conta dos baixos salarios (salario mínimo uma vergonha brasileira, sendo este um dos países que cobra os mais altos indices de imposto, e que é real a grande maioria dos brasileiros passam fome) torna-se impossivel arca com as despessas das mensalidades e outras despessas com o curso. Em vista de tudo que foi citado, nada mais correto do que os governantes do Brasil descer um pouco deste "pedrestral", e olhar com mais carinho para as classes menos previlegiadas, e dar oportunidades aos pequenos brasileiros que sonham em comtribuir com a humanidade na preservação da vida. E amenizar a burocracia existente em validar os cursos superiores que são cursados em outros países da America-Latina, principalmente o curso de Medicina que é prioritário a "vida".

Belisário Arce
2011-07-12 00:02:52
Responder

Prezados, para atuar no Brasil, é necessário revalidar o diploma antes de obter o registro no CRM. Atualmente, a revalidação se dá por meio de prova do MEC, aplicada por universidades públicas. No Amazonas, UFAM e UEA estão credenciadas a aplicar a prova, que, pelo que sei, é realizada uma vez ao ano.

Antonio Junior
2011-07-11 12:01:16
Responder

Eu e minha esposa estamos estudando na Bolívia, e queremos voltar e aplicar nossos conhecimentos no Amazonas. Gostariamos de saber como podemos nos transferir?

» Deixe seu comentário
Nome:
E-mail:
Li e aceito os termos.


» Busca

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

» Mais Comentados
28/06/11
As vantagens de estudar medicina na Bolívia
14/04/11
Amor por acaso