Aruanã

Thumb

O Aruanã (Osteoglossum bicirrhosum) é encontrado em Bacias Amazônicas e Araguaia-Tocantins. O Aruanã vive na beira dos lagos, ao longos dos igapós ou dos capins aquáticos, sempre a espreita de insetos (principalmente besouros) e aranhas que caem na água.


É provavelmente o maior peixe do mundo que se alimenta principalmente de insetos e aranhas.


O aruanã nada logo abaixo da superficie com os barbilhões projetados para a frente. A função dos barbilhões ainda é desconhecida, mas, em águas pouco oxigenadas, podem ser utilizadas para conseguir oxigênio na superficie da água.


O aspecto mais característico de seu comportamento alimentar é a habilidade de saltar fora d?água e apanhar as presas ainda nos troncos, galhos e cipós.


Um adulto pode saltar mais de 1m fora d?água. A espécie se reproduz durante a enchente, e os machos guardam os ovos e larvas na boca (os barbilhões também servem para guiar as larvas até à boca do macho). O alevinos alcançam alto valor comecial como peixe ornamental.



» Conheça Também

Thumb2

Folclore

Festival Folclórico de Sairé

Realizada anualmente (no mês de setembro) o Festival Folclórico de Sairé é uma das maiores manifestações Folclóricas da Amazônia. Promovida há cerca de 300 anos pela comunidade de Alter do Chão, em Santarém (PA), o......

Leia Mais

Thumb2

Turismo

Casa das 11 Janelas abriga espaços culturais em Belém

A Casa das 11 Janelas, em Belém, localizado na primeira rua construída na capital paraense,  foi a quarta etapa do projeto Feliz Lusitânia e abriga um espaço cultural com três salas de exposição e área externa. Construído no século 18......

Leia Mais