Aruanã

Thumb

O Aruanã (Osteoglossum bicirrhosum) é encontrado em Bacias Amazônicas e Araguaia-Tocantins. O Aruanã vive na beira dos lagos, ao longos dos igapós ou dos capins aquáticos, sempre a espreita de insetos (principalmente besouros) e aranhas que caem na água.


É provavelmente o maior peixe do mundo que se alimenta principalmente de insetos e aranhas.


O aruanã nada logo abaixo da superficie com os barbilhões projetados para a frente. A função dos barbilhões ainda é desconhecida, mas, em águas pouco oxigenadas, podem ser utilizadas para conseguir oxigênio na superficie da água.


O aspecto mais característico de seu comportamento alimentar é a habilidade de saltar fora d?água e apanhar as presas ainda nos troncos, galhos e cipós.


Um adulto pode saltar mais de 1m fora d?água. A espécie se reproduz durante a enchente, e os machos guardam os ovos e larvas na boca (os barbilhões também servem para guiar as larvas até à boca do macho). O alevinos alcançam alto valor comecial como peixe ornamental.



» Conheça Também

Thumb2

História

História da Amazônia Portuguesa

 Tratado de Tordesilhas

Em fins do século XV, as duas superpotências da época, Portugal e Espanha, com as bençãos da Igreja Católica, acordaram pelo tratado de Tordesilhas a divisão das terras por descobrir, onde atualmente se......

Leia Mais

Thumb2

Animais

Tráfico de animais silvestres

A exploração desordenada do território brasileiro é uma das principais causas de extinção de espécies. O desmatamento e degradação dos ambientes naturais, o avanço da......

Leia Mais