Apapá, peixe da amazônia

Thumb

O Apapá, sardinhão ou dourada (Pellona castelnaeana e P. flavipinnis) é encontrado em Bacias amazônicas e Araguai-Tocantins (Pellona castelnaeana e P. flavipinnis) e Bacia do Prata/Pantanal (P. Flavipinnis).


Esse peixe se divide em duas espécies: Apapá-amarelo e Apapá-Branco.


A maioria das espécies desta família é de origem marinha e estuariana. As espécies de água doce são peixes pelágicos (superfície e meia água), correndo em rios, lagos, e matas inundadas.


Pequenos cardumes de Apapá também correm em corredeiras. Ambas as espécies são encontradas juntas, sendo que o Apapá-amarelo é mais comum.


Eles se alimentam-se de pequenos peixes na superfície da água, durante o anoitecer.


O Apapá é considerado um peixe comercial de 2ª classe, não sendo importante nas capturas comerciais.



» Conheça Também

Thumb2

Parques Nacionais

Parque Ecológico Janauari

Com uma área de 9.000 ha, concentra vários ecossistemas da região. Possui matas de terra firme, de várzea e igápos (floresta inundada). Pode-se passear de canoa pelos igápos. Possui um lago de Vitórias-Régias - planta que abre sua folha redonda......

Leia Mais

Thumb2

Geral

Nossa Senhora das Graças, bairro de Manaus

O bairro Nossa Senhora das Graças está relacionado ao principal ponto de lazer dos moradores da cidade, no inicio do século XX, o campo do Parque Amazonense, fundado pelos ingleses quando estes traçaram as linhas urbanas de Manaus. A atual rua......

Leia Mais