Matrinchã

Thumb

A fauna ictiológica da Amazônia é incomparável, sendo considerada a maior do mundo, dado a variedade substancial desses seres aquáticos de couro, também chamados de pele e de escamas, atingindo mais de 1.200 espécies de peixes comestíveis existentes nos rios e lagos, nos igarapés sem esquecer os encontrados nos pânicos e nos igapós e os vem direto do mar. De tamanhos diversificados alguns chegam a medir três metros. Conheça alguns peixes da Amazônia:


Matrinchã e a sarda: são peixes muito gordos e comem-se, geralmente assado na brasa depois de limpos e ticados dada muita incumbência de espinhas. De porte grande, mede de 2 a 3 metros de comprimento é abundante não só nos rios da Amazônia como em vários outros do território brasileiro.
Cientificamente conhecido como brycon SP pertence à família de peixes como corpo lateralmente deprimido e maxilar inferior proeminente, sendo AS principais características corpo de coloração prateada, nadadeiras e cauda escura e AS restantes alaranjadas, a boca tem dentes pontiagudos dispostos em varias fileiras NO maxilar superior, podendo alcançar 60 centímetros de comprimento e pesa cerca de cinco quilos. Encontrado principalmente nas bacias amazônicas e Araguaia-Tocantins, onde vivem em águas claros principalmente junto troncos e pedras submersas, alimentam-se de frutos, sementes, insetos e peixes pequenos.



» Conheça Também

Thumb2

Lugares históricos

Ponte metálica Benjamin Constant , Manaus

A ponte metálica Benjamin Constant é um dos marcos históricos da  cidade de Manaus, fazendo a ligação do centro da cidade com o bairro da Cachoeirinha.

Construída no período de 1892 a 1895 com peças......

Leia Mais

Thumb2

Turismo

Hotéis de selva na Amazônia

Os hotéis de selva na Amazônia, situados no meio da floresta, oferecem um serviço bastante aconchegante. Os melhores oferecem suítes com ar condicionado, quartos arejados com visão da floresta e decoração amazônica, além de uma culinária deliciosa......

Leia Mais