Ariranha

Thumb

Nome Comum: Ariranha
Nome Científico: Pteronura brasiliensis
Classe: Mammalia
Ordem:  Carnivora
Família: Mustelidae

A ariranha é um animal semelhante à lontra e que é encotrada em todo o Brasil. Ótima nadadora, mergulha bem, alimenta-se de peixes e moluscos e vive em bandos de até 20 elementos. Gosta de morar à beira de rios e lagos, onde faz tocas. A cor geral, nas partes superiores, é marrom-pardacenta e, inferiormente, mais clara. Quando molhada, a cor é mais escura. Cauda musculosa é achatada dorso-ventralmente do meio até a ponta e auxilia o deslocamento dentro d`água. Os pés são grandes e apresentam membrana interdigital.


Os locais que apresentam melhores condições para sua sobrevivência são os parques florestais e reservas biológicas. Não há dados precisos sobre a reprodução da lontra,  mas sabe-se que sua gestação dura cerca de 60 dias e o número de filhotes varia entre um e cinco. A fêmea cuida da ninhada durante um extenso período, elevando presas semi-abatidas para os filhotes. Ao completar um ano, os filhotes começam a se dispersar.


 
Extinção: Ameaçada/Vulnerável Redução da população de, pelo menos, 20 por cento projetada ou suspeita para os próximos 10 anos ou 3 gerações baseado em declíneo da área de ocupação, extensão de ocorrência e/ou qualidade do habitat. Os agrotóxicos e produtos químicos que são despejados nos rios pelas lavouras, indústrias e cidades são responsáveis pela sua quase extinção. Fonte: MMA/SINIMA


 


 



» Conheça Também

Thumb2

Lendas

Lenda da Tamba-tajá

Na tribo Macuxi havia um índio forte e muito inteligente. Um dia ele se apaixonou por uma bela índia de sua aldeia. Casaram-se logo depois e viviam muito felizes, até que um dia a índia ficou gravemente doente e paralítica.

O índio......

Leia Mais

Thumb2

Geografia

Vale do Guaporé

O Vale do Guaporé atravessa uma área de 1,5 milhões de hectares de mata nativa abrangendo porções significativas de território brasileiro e boliviano. Localizado na Região Sudeste da Bacia Amazônica e Norte do Pantanal Mato-grossense, o Vale do......

Leia Mais