Palácio da Justiça do Amazonas

Thumb
Localizado na mais tradicional artéria de Manaus (avenida Eduardo Ribeiro), o Palácio da Justiça foi inaugurado em 1900. O prédio foi erguido sobre uma área elevada, e protegido por um espesso muro com balaustradas.

Este prédio fez parte do plano de monumentalização da cidade, traçado pelo governador Eduardo Ribeiro que, em 1893, desapropriou o terreno e no ano seguinte assinou o contrato de construção com a firma Moers & Morton. A obra, porém, foi concluída por José Gomes da Rocha, no governo de Ramalho Júnior.

O Palácio da Justiça, possui traços da arquitetura francesa. Muitas das construções da cidade sofreram influência do estilo art nouveau, como são os casos de alguns edifícios e do Mercado Municipal.

O Prédio onde funciona o Tribunal da Justiça do Estado, construído em estilo neoclássico, e suas características arquitetônicas lembram as construções do 2º Império Brasileiro.

Seu interior apresenta uma profusão de ornamentos, que misturam elementos de variados estilos. O aspecto barroco do seu ambiente interno contrasta acentuadamente com sua fachada sóbria e austera.

As visitas ao palácio são permitidas de segunda a sexta-feira, das 8 horas ate as 15 horas. Nos finais de semana ele está fechado.

www.portalamazonia.com
18.03.2005-GC



» Conheça Também

Thumb2

Peixes da Amazônia

Gurijuba:

Peixe de coloração pardo acinzentado com contraste amarelo, cabeça grande e achatada.É um peixe de corpo robusto que ocorre principalmente no litoral Norte do Brasil.No Amapá é encontrado entre a foz do rio Araguari até a foz do Cunani.Sua......

Leia Mais

Thumb2

Cultura

Manaus, endereços culturais

1. TEATRO AMAZONAS - Pça. São Sebastião, s/nº - Centro
Fone: 3622 2420 Fax: 3622 1880
E-mail: teatroamazonas@visitamazonas.com.br
Ópera, Dança,......

Leia Mais