Anta

Thumb

As antas são animais fortes e grandes. Os pés traseiros tem três dedos e os dianteiros têm um adicional, muito reduzido. As antas possuem uma tromba flexível, preensil e coberta por pêlos sensíveis à cheiro e umidade. Comem frutos, folhas, caules, brotos, pequenos ramos, grama, plantas aquáticas, cascas de árvores, organismos aquáticos e pastam sobre plantações de cana, melão, cacau, arroz e milho.


Durante o acasalamento os machos atraem as fêmeas com assobios estridentes. A cópula pode ocorrer tanto dentro quanto fora da água e após o acasalamento, se separam. Raramente nasce mais de um filhote; este possui uma coloração diferente dos adultos: são rajados de marrom e branco. Ele é amamentado até quando a mãe estiver lactando.Em um ano e meio já está crescido e com a aparência dos adultos.

Durante o dia, a anta fica escondida na floresta. À noite, deixa o esconderijo para pastar. Suas pegadas, difíceis de serem confundidas, podem ser vistas logo ao amanhecer nas trilhas abertas na floresta, nas margens dos rios e até no fundo das lagoas. A anta toma banhos freqüentes de lama e de água para se livrar de parasitas como carrapatos, moscas, etc. Por isso é encontrada próxima a rios e florestas úmidas. Animais de hábitos solitários, são encontrados acompanhados apenas durante a época de acasalamento ou durante a amamentação.

Os machos urinam regularmente nos mesmos locais, talvez para mostrar aos outros indivíduos da mesma espécie sua presença no local. A anta possui glândulas faciais usadas para deixar rastro de cheiro.


Entre os predadores da anta estão o homem, sucuris e a onça. Quando surpreendida ou ameaçada, ela mergulha na água ou se esconde entre arbustos fechados. É capaz de galopar, derrubando pequenas árvores e arbustos, fazendo muito barulho, além de nadar e escalar terrenos íngremes muito bem.


Entre as vocalizações emitidas pela anta, incluem-se o guincho estridente, usado para demonstrar medo, dor e apaziguamento; o estalido que pode ser usado para identificar indivíduos da mesma espécie e o bufo que significa agressão.


Ficha Comprimento Até 2,20 m (fêmeas); 2,00 m (macho)


Altura Até 1,10 m Peso Até 250 kg Gestação De 335 a 439 dias


Número de filhotes 1 Hábito


Alimentar Noturno e crepuscular


Alimentação: Frutos, brotos, folhas, grama, plantas aquáticas, cascas de árvore.


Portal Amazônia 22.01.2005-GC



» Conheça Também

Thumb2

Cidades

São Paulo de Olivença, município do Amazonas

A história do município de São Paulo de Olivença, município amazonense pertencente ao Alto Solimões, está vinculada às várias missões fundadas pelos jesuítas ao longo do rio Solimões, no final do século 17.

Em 1882, elevada à vila, a......

Leia Mais

Thumb2

Plantas

Andiroba

Nome científico: Carapa guianensis Aub.

Família: Meliaceae

Distribuição geográfica Ocorre em toda a Amazônia, nas matas de......

Leia Mais