Aruanã

Thumb

Nome comum: Aruanã, sulamba, macaco-d'água


Nome científico: Osteoglossum bicirrhosum


Classe: Actinopterygii 


Ordem: Osteoglossiformes


Família: Osteoglossidae              


A aruanã é um peixe que pode chegar a medir 1 metro de comprimento e pesar até 2kg. Vive nos lagos, igapós e igarapés. Alimenta-se de ciscos, lodo e outros peixes menores. Se reproduzem  no inverno de ano em ano, começa no mês de março e vai até maio. A fêmea desova na boca do macho que carrega os filhotes durante três meses para protege-los dos predadores e, durante esse período, os pais não se alimentam. Na época de reprodução, a aruanã desova entre 100 e 210 ovos e é muito perseguida pelos pescadores, pois os filhotes têm grande valor comercial. Na época de cheia ela vive nas cabeceiras dos lagos e igarapés, quando aparece no rio é sinal de que o verão está próximo.


Fonte: Fundação Vitória Amazônica



» Conheça Também

Thumb2

Lendas

Curupira

O Curupira é um ser que faz parte do lendário amazônico. Guardião das florestas e dos animais, possui traços de índios, cabelo de fogo e os pés virados para trás. Dizem que possui o dom de ficar invisível. 

O......

Leia Mais

Thumb2

Plantas

Vitória-Régia

Conhecida como "rainha dos lagos", o nome vitória-régia foi dado à espécie natural mais famosa do Amazonas em homenagem à rainha Victoria, da Inglaterra. Sua folha pode medir até 1,80 metro de diâmetro. Suas bordas são levantadas e espinhosas para......

Leia Mais