Centro de Biotecnologia da Amazônia

Thumb
O CBA- Centro de Biotecnologia da Amazônia é uma iniciativa do Governo Federal, em conjunto com a comunidade científica e o setor privado. O CBA tem como principal objetivo o desenvolvimento de nova tecnologias a partir de pesquisas integradas realizadas por uma rede de laboratórios nacionais e regionais.

O projeto foi construído com recursos da Superintendência da Zona Franca de Manaus em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente.

Com 12 mil metros quadrados de área construída, O CBA tem um complexo de 25 laboratórios, 4 áreas de apoio, uma central de produção de extratos, incubadoras de empresas, alojamento para pesquisadores e instalação de apoio administrativo.

O Centro de Biotecnologia da Amazônia tem também em sua pauta de compromissos colaborar no desenvolvimento e intensificação da bioprospecção em nível nacional, envolvendo produtos farmacêuticos como antibióticos, drogas antineoplásicas,anti-hipertesivos,substâncias neuroativas e imunomoduladores, além de materiais cosméticos, corantes naturais, aromatizantes, óleos essenciais, ferômonios, polímeros biodegradáveis, biosenticidas e enzimas de interesses bioteconológico.

A estrutura do complexo é uma das mais bem montadas do mundo, oferece condições para atuação de empresas de transformação e industrialização de produtos naturais num grande leque de aplicações, como produtos farmacêuticos, cosméticos, bioinseticidas para agricultura, indústria de alimentos, corantes, aromatizantes e óleos essenciais.

Também é responsabilidade do CBA disponibilizar e consolidar competências nas áreas de marcas e patentes, gestão e transferência de tecnologia e informação sobre produtos naturais e biotecnológicos.


O Centro de Biotenlogia da Amazônia (CBA) localiza-se em Manaus, Amazonas, à Avenida Governador Danilo de Matos Areosa, nº 690. CEP 69075-351-Distrito Industrial.
E-mail: cba@suframa.gov.br
Outras informações: (092) 237-3870 e fone fax: (092) 237-3521.


www.portalamazonia.com
Foto: www.suframa.gov.br
03/11/2004-GC

» Conheça Também

Thumb2

Índios

Indígenas do Maranhão

Indígenas Maranhenses

A população indígena do estado do Maranhão soma 12.238 habitantes, distribuídos entre 16 grupos que vivem numa área total de 1.908.89 hectares. Desse total, aproximadamente 86% (1.644.089 hectares),......

Leia Mais

Thumb2

Lugares históricos

Mercado Adolpho Lisboa

O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, um dos mais importantes centros de comercialização de produtos regionais em Manaus, foi construído no período áureo da borracha. Por ser um dos mais importantes exemplares da arquitetura de ferro e, não tendo......

Leia Mais